Conselho Municipal de Cultura aprova minutas do regimento interno do Forte São Mateus

Forte São Mateus, Teatro Municipal e Edital Arte de Rua. Estas foram as três pautas mais debatidas na segunda reunião do Conselho Municipal de Cultura (CMC). A reunião aconteceu nesta segunda-feira (30) na Casa de Cultura e Museu José de Dome, o Charitas, e contou com cerca de 20 participantes entre conselheiros e ouvintes.

Foi aprovada a minuta do regimento interno do Forte São Mateus, com propostas de mudanças apresentadas pela comissão formada pelos conselheiros Silvana Lima (segmento Artes Cênicas), Márcia dos Santos da Silva, Evangelos Pagalidis (gestor do Forte São Mateus e suplente no CMC da Secretaria de Cultura), Gilmar Dias de Souza (segmento de Produção Cultural) e Pablo Magaton Mendes (suplente no CMC da Secretaria de Turismo).

Em seguida, o diretor do Teatro Municipal, Italo Santos, comentou sobre o Teatro Municipal e sua atual situação. Segundo ele, o espaço está sendo adequado para cumprir as normas exigidas pelos Bombeiros, dentre outras atualizações. Ainda na pauta do Teatro, a minuta do regimento interno do espaço também foi discutida durante a reunião. Segundo a suplente da mesa diretora, Dandara Melo, o documento foi discutido em reuniões por três vezes e as alterações feitas foram apenas de redação.

“O documento estava escrito em texto corrido e precisava ser alterado para entrar em parágrafos e incisos. Estas foram as mudanças feitas, não mudamos absolutamente nada do que foi escrito no texto original. Se houver alguma objeção sobre qualquer um dos itens, os conselheiros podem colocar em votação uma Reunião Extraordinária ou apresentar sugestões para possíveis mudanças”, explicou Dandara.

Dentre as pautas, o Edital Artista de Rua recebeu novidades. O texto será divulgado no Jornal Diário da Costa do Sol no dia 8 de outubro de 2019 para que as inscrições já comecem a ser feitas. As pautas para a próxima reunião do CMC, que acontecerá no dia 21 de outubro, às 10h, no Charitas, ainda está sendo fechada.