Coordenação dos Esf’s reordena áreas de cobertura do município


Devido à informatização de todas as unidades de saúde, que passarão a marcar consultas e exames, a Coordenação-Geral da Estratégia em Saúde da Família (ESF) está redirecionando as áreas de cobertura do programa em Cabo Frio. A iniciativa está em fase de finalização no primeiro distrito e em Tamoios.

“Algumas medidas são necessárias para que a informatização aconteça e as equipes da secretaria estão debruçadas em vários aspectos para que tudo funcione da melhor maneira para a população. Nosso cuidado é para que todos sejam bem atendidos e tenham informações sobre como vai funcionar o novo sistema”, explicou o secretário de Saúde, Márcio Mureb.

O trabalho consiste no levantamento das áreas que não possuem Esf e quais serão as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que passarão a atender a população desses locais, que antes marcava consulta no galpão do Braga. Com a informatização nos postos, a Central de Marcação será fechada após o período de transição.

Com base nesta ação, o galpão do Braga vai funcionar durante o período de transição como polo para esclarecimentos de dúvida e de direcionamento da população sobre qual unidade ela deverá passar a se dirigir para marcar consultas e exames.

Atualmente, Cabo Frio possui 32 equipes de Esf’s divididas em 27 unidades conforme a demanda populacional e segundo diretrizes do Ministério da Saúde. Além destes equipamentos, integram a rede municipal cinco centros de especialidade, sendo Centro de Saúde Oswaldo Cruz; os PAM’s de São Cristóvão e de Santo Antônio, em Tamoios; o Posto de Saúde de Unamar, também no segundo distrito; e o Ambulatório do Hospital do Jardim Esperança, além de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), que são Praia do Siqueira, Itajuru, Porto do Carro, Peró e Vila do Ar.

A informatização da marcação de consulta de Cabo Frio foi uma das promessas de campanha do prefeito Dr. Adriano Moreno com objetivo de humanizar o atendimento. A proposta é facilitar o acesso da população e oferecer mais comodidade, além de fazer com que as ofertas de vagas da rede municipal de saúde estejam visíveis para todas as unidades.

DestaqueNotíciasSaúde

Comentários estão desabilitados.

FECHAR ACESSIBIILIDADE
%d blogueiros gostam disto: