Cras de Cabo Frio promovem ações pela campanha Outubro Rosa

Programação acontece ao longo de todo mês com dinâmica diversificada

Os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) de Cabo Frio promovem ao longo de todo o mês uma variada programação em alusão a campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero.

O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele.

É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.

O câncer do colo do útero, por sua vez, é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de mama, e a principal causa de morte por câncer entre mulheres em muitos países.

Fonte: Inca e Ministério da Saúde

PROGRAMAÇÃO CRAS (Eventos) Outubro Rosa

Central

16/10 – 9h – Grupo Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif);

23/10 – 9h30 – Ação com ESF Jardim Caiçara.

Manoel Corrêa

18/10 – 14h – Dia das crianças;

31/10 – 9h – Palestra: “Prevenção ao câncer de mama / Autocuidado”.

Monte Alegre

16/10 – 8h – Roda de conversa “Auto cuidado no dia a dia”;

30/10 – 8h – Caminhada Rosa Interativa (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV) no Dormitório das Garças

Alongamento ao ar livre/roda de conversa com a psicóloga Fabiana Vieira com o tema “Se cuidar é um ato de amor”

Piquenique às 8h

31/10 – 14h – Mês das crianças “Passeio na Fundação Santo Agostinho (Funsag) e Piquenique.

Jardim Esperança

25/10 – 14h – Dia das Crianças – Festa a fantasia no Centro de Convivência;

28/10 – 14h – Roda de Conversa: Outubro Rosa: “Cuidar de si, para cuidar da vida”.

Jacaré

18/10 – 14h – Outubro Rosa: “Roda de reflexão” em parceria com o projeto Moça Bonita. Aberto à comunidade.

Maria Joaquina

15/10 – 9h – Dia das Crianças – Fábrica de Brinquedos – “A vida fora das telas”;

29/10 – 9h – “Dia de Relaxar – Elevando a autoestima com um dia de beleza emocional / Dinâmicas com música”.

Botafogo

15/10 – 13h – Dia das Crianças: jogos, brincadeiras e lanches;

22/10 – 14h – Palestra em Conscientização sobre a saúde da mulher em parceria com a ESF Botafogo, no Centro de Convivência;
Palestrante: enfermeira Marcelle Ramos;

25/10 – 14h – Outubro Rosa ” Roda de Conversa em Conscientização sobre a saúde da mulher” em parceria com a ESF Botafogo no Cras;
Palestrante: enfermeira Marcelle Ramos.

Tamoios

15/10 – 8h – Passeio no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado;

17/10 – 9h – Outubro Rosa – Palestra Prevenção ao câncer em parceria com a UBS Watson Tavares;

22/10 – 15h – Dia das Crianças “Tarde com as crianças”;

29/10 – 9h – Encerramento do Outubro Rosa: roda de conversa sobre Autocuidado e lanche coletivo.