Cras Praia do Siqueira, em Cabo Frio, é reinaugurado com homenagem a ex-presidente da associação do bairro

Arlete Cardozo de Oliveira foi pioneira nas ações sociais junto aos moradores

A Prefeitura de Cabo Frio reinaugurou nesta sexta (24), o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Praia do Siqueira, que se chama Arlete Cardozo de Oliveira, numa homenagem à ex-professora de reforço em casa e ex-presidente da associação de moradores do bairro. A deferência se deve a atuação pioneira que ela teve ao implementar as ações sociais junto à comunidade, na década de 90.

O nome da senhora Arlete foi escolhido para o Cras pelos próprios moradores da Praia do Siqueira, após uma pesquisa em que o nome dela ficou em primeiro e segundo lugares. Nascida e criada no bairro, ela tem três filhos, três netos e dois bisnetos. Católica, se dedicou à caridade e à filantropia. Sua gestão à frente da associação de moradores ficou marcada também pela atuação com trabalhos sociais com jovens e adolescentes.

“Eu choro por muitos motivos. Passei vários anos aqui, mas não sozinha, e muitos me ajudaram. Tudo aqui é Praia do Siqueira, é um lado só. Esses meninos conviveram comigo, eram meus filhos, já que muitos não tinham pai nem mãe e, por isso, me dediquei esses anos todos. Hoje agradeço essa homenagem à prefeita, ao secretário de Assistência Social e a todos vocês por eu estar aqui nesse momento”, contou emocionada Arlete Cardozo, de 86 anos, que recebeu um presente e uma orquídea das mãos da coordenadora do Cras, Isabel Gouvêa.

A solenidade contou com apresentação da orquestra “Uma Música em Minha Vida”, do maestro Valquer Barbosa. Além disso, quatro jovens, frutos das oficinas do Cras, também se apresentaram: a peça “Best Part”, com o violinista Aroldo Reis, 23; Sara Santana, 24, com a música “Can’t help falling in love”, de Elvis Presley; Pablo Nascimento, 23, que apresentou um Minueto 2 de Johann Sebastian Bach; e João Pedro, 7, com “Os Guerreiros se Preparam”, hino clássico n° 212 da Harpa Cristã. Todos foram acompanhados pelo tecladista Jaeder Macedo, 48, da orquestra “Uma Música em Minha Vida”.

“Agradeço a todos os presentes, ao secretariado, vereadores e a dona Arlete. Assumimos há quatro meses e nós estamos aqui pra trabalhar porque temos um comprometimento verdadeiro com a cidade. É um orgulho muito grande pra nós, principalmente pra mim. O tempo é curto, mas estamos avançando. O amor, carinho e cuidado que tenho por esta cidade é verdadeiro. O Cras vai acolher e ajudar muitas pessoas e a dona Arlete será uma fiscalizadora nossa”, afirmou a prefeita Magdala Furtado, que também recebeu uma orquídea de presente, das mãos da coordenadora do Cras, Isabel Gouvêa, e da superintendente da Proteção Básica, Simone Jorge.

“Hoje é um dia de festa, um trabalho de um exército. Pessoas que trabalham, se dedicam e enfrentam as demandas mais severas da cidade. A Praia do Siqueira é um dos bairros mais importantes da Região dos Lagos e não poderia deixar de receber um equipamento do jeito que a comunidade merece, recheado de excelência. Aqui é uma amostra do que vem por aí”, afirmou Fabrício, que também ganhou um presente confeccionado pelos assistidos do Cras.

A cerimônia de reinauguração do Cras da Praia do Siqueira contou com a presença do secretariado municipal, dos vereadores Ruy França, Átila Motta e Léo Mendes; do Conselho Municipal de Assistência Social, dos agentes da Guarda Civil Municipal e da Patrulha Maria da Penha, de funcionários da prefeitura, além dos assistidos e seus familiares.