Centro de Gestão Educacional Darcy Ribeiro é inaugurado em Cabo Frio

Nova casa da Secretaria de Educação está situada no bairro Jardim Flamboyant

A Prefeitura de Cabo Frio concretizou, nesta quinta-feira (23), a entrega do Centro de Gestão Educacional Darcy Ribeiro, um amplo espaço destinado a abrigar a sede própria da Secretaria Municipal de Educação. O evento de inauguração foi marcado por apresentações culturais, pela presença de autoridades municipais e o solene descerramento da placa comemorativa.

A Secretaria de Educação contava com profissionais atuando no prédio localizado no Largo de Santo Antônio, no Centro, que funcionava em regime de comodato. O novo espaço fica na Rua Romário Gomes, n.º 235, no bairro Jardim Flamboyant.

“Só temos que agradecer à secretária de Educação, Rejane Jorge, pela inauguração e à prefeita Magdala Furtado por sua dedicação em dar continuidade a essa significativa obra, que começou no governo José Bonifácio. Quero aproveitar esta oportunidade para estender um agradecimento especial aos assistidos da Apae, que abrilhantaram essa inauguração. Que este seja um marco de realizações e colaboração em nossa comunidade”, afirmou o secretário de Governo, Roberto Jesus, que representou a prefeita de Cabo Frio.

Além da apresentação da Cantata de Natal da Apae, o Projeto Cultural de Ballet do Instituto Passos do Futuro, localizado em Tamoios, promoveu um solo com a aluna Bruna. Outra performance incluiu Márcia Serpa e José de Ribamar, que apresentaram um número envolvendo samba e bolero.

O decreto de desapropriação do local destinado à implantação da nova sede, foi publicado no dia 13 de julho de 2022, no Diário Oficial do município. Desde a desapropriação, o local passou por uma grande reforma para adequação das novas salas, instalação de elevador, entre outras funcionalidades. O local funciona onde antes esteve situado o Instituto Católico de Educação e Cultura Mater Coeli.

“Este espaço será o ponto de encontro para todos os membros dedicados da Secretaria de Educação e das diversas unidades escolares espalhadas por Cabo Frio. É com grande gratidão que expresso meu agradecimento à prefeita Magdala Furtado por confiar em mim a responsabilidade de liderar esta pasta. Além disso, quero estender meu reconhecimento ao prefeito José Bonifácio, que enxergou neste espaço a verdadeira casa da Educação. Estou comprometida em dedicar meus esforços para promover o crescimento e o aprimoramento constante do nosso sistema educacional”, festejou a secretária de Educação, Rejane Jorge.

Darcy Ribeiro

A nova sede leva o nome de Darcy Ribeiro, homem que desempenhou um papel significativo no país, destacando-se como educador, político, etnólogo, antropólogo e escritor Seu legado abrange contribuições cruciais que moldaram a educação.

Darcy deixou sua marca ao articular mudanças importantes, sendo um fervoroso defensor da reforma educacional. Sua influência se reflete na criação dos Cieps, uma iniciativa que busca integrar os estudos formais com atividades culturais.