Cuidados de saúde e união da equipe marcam as ações do Outubro Rosa do Hospital da Mulher, em Cabo Frio

A iniciativa reuniu profissionais de saúde e pacientes em um ambiente de confraternização e conhecimento, destacando a importância da saúde preventiva

O Hospital da Mulher de Cabo Frio foi mais uma unidade que abraçou o clima do Outubro Rosa em um evento que uniu saúde, conhecimento e celebração. Na tarde desta quinta-feira (5), a unidade hospitalar promoveu um momento de conscientização que valorizou a saúde preventiva, aproximou e reuniu toda a equipe.

O evento proporcionou um ambiente descontraído e informativo. Os presentes participaram de uma palestra sobre a importância dos exames de prevenção do câncer de mama. E como um doce gesto de carinho, todos participaram do lanche da tarde.

Além disso, foram oferecidos ainda serviços de saúde, como aferição de pressão e glicemia, orientação nutricional e Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICs).

A prefeita Magdala Furtado marcou presença no evento ao lado do secretário de saúde, Bruno Alpacino, para prestigiar e parabenizar o empenho e dedicação da equipe de saúde. Na ocasião, a chefe do executivo destacou o comprometimento e a dedicação dos profissionais, que vai além da prática médica, abraçando valores como cuidado, carinho, acolhimento e compartilhamento de conhecimento.

“O trabalho da equipe vai além da prática médica, sendo um ato de cuidado, carinho, acolhimento e transmissão de conhecimento. Estou muito feliz com as ações nas nossas unidades. Isso demonstra o quanto estamos abertos para acolher e cuidar das nossas mulheres e de cada cidadão”, disse.

A campanha Outubro Rosa também está em pleno andamento em Tamoios, onde o atendimento móvel do Centro de Atendimento à Mulher (CAM) oferece exames de mamografia, densitometria óssea, oftalmologia, preventivo e ultrassonografia desde segunda-feira (3). O caminhão de exames permanece em frente ao Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (CEAD) até o dia 13 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A partir do dia 16, o caminhão estará em frente ao Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, onde permanecerá até o dia 31.

Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Estratégias de Saúde da Família (ESF), juntamente com o Hospital Municipal da Mulher e os Postos de Atendimento Médico (PAM), realizarão uma série de ações e orientações voltadas para a detecção precoce do câncer de mama e colo de útero, além de ampliar a oferta de cuidados de saúde às mulheres. A iniciativa reforça o compromisso com a saúde preventiva e o bem-estar da comunidade, unindo cuidados de saúde com uma dose de alegria.