Cabo Frio lidera ranking de saúde na Baixada Litorânea no Programa Previne Brasil

Relatório do 2° quadrimestre de 2023 divulgado pelo Ministério da Saúde avalia o desempenho dos municípios na rede de Atenção Básica

A Saúde de Cabo Frio conquistou uma posição de destaque no ranking do Programa Previne Brasil, realizado pelo Ministério da Saúde. O relatório do 2º quadrimestre de 2023 do programa revela que Cabo Frio ficou na primeira posição entre os municípios da região da Baixada Litorânea. A iniciativa avalia, a cada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros na Atenção Primária à Saúde.

Já entre os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, Cabo Frio saltou da 36ª posição no mesmo período do ano passado para a 21ª posição, alcançando um Índice Sintético Final (ISF) de 7,49. Além disso, o município conseguiu ultrapassar as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde para dois indicadores específicos.

O Indicador Sintético Final (ISF) é calculado com base no desempenho de sete indicadores relacionados aos serviços de Atenção Primária à Saúde.

Segundo a Secretaria de Saúde, essa conquista foi possível graças ao comprometimento da gestão em adotar práticas e processos de trabalho aliados à tecnologia, como a implementação do sistema do prontuário eletrônico, além do apoio técnico da administração e do esforço conjunto de profissionais de saúde.