Começa nesta segunda-feira (12) o curso de condutores de visitantes do Parque da Costa do Sol (PECS), oferecido gratuitamente pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Ao todo 35 participantes foram selecionados no processo seletivo realizado em fevereiro. Eles terão aulas teóricas de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h, no Instituto Federal Fluminense – IFF Campus Cabo Frio. Já as práticas ocorrerão em alguns dos atrativos do parque, durante cinco finais de semanas. O curso tem previsão de término para o dia 23 de abril.
SAIBA MAIS
Passeios de barcos em Cabo Frio reservam diversão e paisagens incríveis
Feira do Horto terá programação em homenagem ao Dia da Mulher
A carga é de 145 horas/aula, incluindo o estágio feito em diversas áreas do PECS, através de tarefas de educação ambiental, manejo de trilha e condução. O curso de capacitação de condutores de visitantes abrange áreas como a história do parque, noções de ecologia, geografia, turismo e sustentabilidade, legislação ambiental, técnicas de condução, criação de roteiros, cartografia e segurança, divididas entre os módulos teórico e prático.
O Programa Estadual de Guias e Condutores do Inea tem como objetivo capacitar, ordenar e certificar as atividades de guiagem e condução de visitantes nas unidades de conservação do Estado. A qualificação de condutores locais de visitantes busca auxiliar o desenvolvimento social e econômico por meio do fomento das práticas de guiagem, propiciando geração de renda para comunidades do entorno, e também, aproximando os moradores das unidades de conservação. Além disso, permite oferecer ao visitante a possibilidade de uso deste serviço turístico com segurança, qualidade e mínimo impacto nas visitas aos parques.