Apesar do volume de água, até o momento, não foi detectado risco de deslizamento na região
Equipes da Superintendência de Defesa Civil de Cabo Frio estiveram no bairro Jacaré, na manhã desta terça-feira (29), para o monitoramento das encostas. Os técnicos estiveram em pontos do Morro do Telégrafo, com o objetivo de verificar a possibilidade de deslizamento de terra. A mesma ação está sendo realizada nos bairros Gamboa, Itajuru e Porto do Carro.
Segundo o superintendente de Defesa Civil, Marcus Dothavio, apesar da grande quantidade de água que está escoando no Morro do Telégrafo, não foi identificada nenhuma movimentação de massa, durante a vistoria desta manhã.
“Toda pessoa que mora próximo de encostas está em área de risco. Em épocas como essa, com alta precipitação de chuva, a Defesa Civil faz o monitoramento, para identificar se está ocorrendo a movimentação do terreno, com risco de deslizamento. No Morro do Telégrafo, no Jacaré, apesar do terreno estar encharcado, com muita água descendo do topo da encosta, não foi identificada movimentação de massa. Contudo, o risco moderado de escorregamento de solo existe e por essa razão, o monitoramento continua”, afirma Dothavio.
A Superintendência de Defesa Civil orienta aos moradores das áreas de encosta para que, nesta época chuvosa, observem os sinais de movimentação do terreno, como rachaduras no chão; árvores, postes ou cercas inclinadas ou embarrigadas; desníveis ou fendas no terreno; levantamento do piso da residência; barulhos vindos do chão como se fossem pequenos terremotos.
“Se observar algum desses sinais de movimentação do terreno, saia imediatamente da sua casa e avise à Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193”, finaliza Marcus Dothavio.