Dia Mundial de Limpeza dos Oceanos terá ações na Praia do Peró e na Praia do Forte, em Cabo Frio

Programação ambiental contará com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio e presença de alunos da rede municipal

Neste sábado (18), data em que se comemora o Dia Mundial de Limpeza dos Oceanos, Cabo Frio vai receber diversas ações voltadas para a conscientização ambiental como retirada de resíduos dos mares e faixas de areia e atividades coletivas em prol do meio ambiente. A programação, que vai acontecer na Praia do Forte e Praia do Peró, será realizada pelo Programa Bandeira Azul, com apoio da Prefeitura de Cabo Frio e participação de alunos da rede municipal de ensino. As atividades vão acontecer às 9h em ambas as praias.

No Peró, as ações serão divididas em três pontos de atuação. Na área certificada pelo Bandeira Azul terá limpezas da Trilha do Vigia e da Praia do Peró. O local vai receber ainda o replantio de ipomeias, uma planta nativa da Indonésia. A trilha começa na estátua do Mico-Leão Dourado, na rua Pau Brasil. A área central, onde ficam as Dunas do Peró, terá limpeza na faixa de areia e na orla. Por fim, no Pontal do Peró, além da limpeza, será realizada uma trilha sensorial.

Na Praia do Forte, também às 9h, o Núcleo de Pesquisa em Direito do Patrimônio Cultural vai realizar um mutirão de limpeza ao longo da faixa de areia. Os interessados em participar devem se reunir em frente ao Colégio Estadual Miguel Couto. A organização orienta os participantes a levarem garrafas de água, protetor solar, boné e sacos de lixo. É obrigatório que todos os participantes usem máscara de proteção facial e levem álcool gel para uso individual.

A Organização das Nações Unidas declarou que, de 2021 a 2030, será a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, mais conhecida como Década do Oceano. Além da data específica, anualmente diversas ações já marcam a data ambiental, que tem como objetivo alertar a população sobre a poluição de rios, mares e lagoas, além de incentivar atividades sustentáveis.