Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado em Cabo Frio

Além da roda de conversa que lembrou a data, celebrada nesta terça-feira (21), a programação segue até o fim do mês

O Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva, no bairro Santo Antônio, em Tamoios, recebeu uma roda de conversa sobre o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta terça-feira (21). O evento dá continuidade à programação elaborada pela Prefeitura de Cabo Frio, para abordar o processo de luta das pessoas com deficiência na cidade, assim como direitos, conquistas e demais desafios.

Sob o comando da superintendente de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência, Idalina Araújo, o encontro reuniu diversos profissionais, jovens do programa “Cidadão em Construção” e moradores. Até o próximo dia 30 de setembro serão promovidos debates, diálogos e reflexões sobre o tema.

A ação, no distrito de Cabo Frio, foi iniciada com um café da manhã para os participantes. Faixas e materiais ilustrativos lembravam o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, revistas infantis apresentavam o tema “Inserção com Inclusão” além de dicas para atividades com crianças. O grupo musical “Tambores Urbanos” também participou da ação.

A superintendente de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência, Idalina Araújo, destacou a importância de celebrar as conquistas alcançadas pelas pessoas com deficiência, mas reconhecendo os desafios que ainda existem.

“É um dia em que temos que celebrar as nossas conquistas, mas é ainda mais necessário pois a cada dia temos que lutar pelos nossos direitos, não podemos nos calar. Assim como o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, neste dia 21 de setembro comemoramos o dia da árvore. Ela é um símbolo de ressurgimento diário, assim como precisamos ser a cada dia”, disse Idalina.

Na roda de conversa, cada participante dividiu histórias de vida, aprendizados e desafios, centralizando as vivências pessoais na luta das pessoas com deficiência. O encontro também contou com a participação de Yara Martins, representando a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cabo Frio – Polo Tamoios, e as secretárias adjuntas de Assistência Social, Patrícia Sena e Ana Júlia Neves, representando a secretária municipal de Assistência Social, Nilza Miquelotti.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi oficializado em 2005, pela Lei Federal Nº 11.133, mas já era celebrado desde 1982 pelo Movimento pelos Direitos das Pessoas com Deficiência. A programação cabo-friense continua nesta quarta-feira (22), às 9h, com a Reunião Solene do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que acontecerá no Auditório da Prefeitura de Cabo Frio.

Confira a programação completa:

22/09 (quarta-feira) – 9h
Reunião Solene do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Auditório da Prefeitura – Praça Tiradentes, s/n – Centro.

23/09 (quinta-feira) e 24/09 (sexta-feira) – 9h
Workshop de calçadas acessíveis com a Mobilidade Urbana
Auditório da Prefeitura – Praça Tiradentes, s/n – Centro.

26/09 (domingo) – 9h
Passeio na Trilha Sensorial da Fazenda Campos Novos
Tamoios

27/09 (segunda-feira) – 19h
Live com advogada Viviane Landin
Tema: “Direitos das pessoas com deficiência: um bate papo sobre garantias”
Transmissão ao vivo através da Página Oficial da Prefeitura de Cabo Frio no Facebook

30/09 (quinta-feira)

  • 15h
    Transmissão do Grupo Ouvidores de Vozes da Pessoa Com Deficiência
    Ao vivo, através da Página Oficial da Prefeitura de Cabo Frio no Facebook
  • 17h30
    Apresentação da peça teatral “Do outro lado da cerca tem um amigo”
    Casa de Cultura José de Dome – Charitas
    Avenida Assunção, 855 – Centro

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.