Educação de Cabo Frio promove capacitação sobre a saúde do povo negro e cuidados no espaço escolar

Atividade virtual foi para professores de todos os segmentos e equipes de assessoramento pedagógico da rede municipal de ensino

A equipe da Coordenadoria de Formação Continuada da Secretaria de Educação de Cabo Frio organizou uma capacitação direcionada a professores e equipes de assessoramento pedagógico, com o tema “Saberes da Saúde do Povo Negro e Cuidados no Espaço Escolar”. A atividade abordou o trato com alunos acometidos por doenças hereditárias específicas da população negra, como a anemia falciforme.

O objetivo foi esclarecer e instruir sobre a vulnerabilidade da saúde desta população, com ênfase na percepção de estratégias e ações no âmbito escolar, para melhor acompanhamento de possíveis casos.

Segundo a dinamizadora do Serviço de História e Cultura Afro-indígena Brasileira, Aline Costa dos Santos, no âmbito escolar ocorrem muitos atendimentos aos alunos acometidos por doenças hereditárias específicas dessa população, além de várias consequências na saúde psicológica e sistema imune, resultantes de paradigmas de toda a historicidade e de sua vivência.

“Saber lidar com a criança e o adulto que frequentam as unidades escolares, e são acometidos por algumas dessas doenças, torna-se imprescindível até mesmo para a continuidade no tratamento, resultando em um cotidiano escolar mais eficaz”, comentou.

O primeiro encontro virtual ocorreu nesta quinta-feira (26) e contou com a participação de cerca de 150 participantes. O vídeo com a formação na íntegra está disponível no canal do Youtube da Formação Continuada (https://www.youtube.com/channel/UCQx9BmkrM8ZmZGYywVjFH_A). A próxima palestra está marcada para o dia 2 de setembro, às 14h.

Últimas Notícias

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.