Encontro no formato presencial ocorre no sábado (20), na Escola Municipal Alfredo Castro
Os profissionais de Educação de Cabo Frio vão participar no próximo sábado (20) de um seminário com o tema “Autismo e Educação: A inclusão do diferente”. A atividade, desenvolvida pela Secretaria de Educação em parceria com o Ateliê Terapêutico Lugar e Laços, ocorre em formato presencial na Escola Municipal Alfredo Castro, localizada no bairro Jardim Excelsior. As inscrições podem ser realizadas por meio do link – https://forms.gle/Rw3Ytq1t4JCjcpWY7
Ao todo, estão disponíveis 120 vagas para professores, professores assessores pedagógicos e auxiliares de classe. Terão prioridade no desempate, em caso de procura excedente, os profissionais que atuam com alunos no Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O objetivo do encontro é apresentar fundamentos sobre o autismo, as leis de inclusão e os desafios que se colocam na vida dos profissionais que trabalham com crianças e adolescentes no espaço escolar.
Ao todo, cinco professoras formadoras vão ministrar as palestras: Ana Gabriela Faria, que tem Graduação em Psicologia (FAMATH – Faculdades Integradas Maria Thereza), Especialização em Psicanálise e Educação; Ana Martha Wilson Maia, com Graduação em Psicologia (PUC-Rio), Posgrado en Psicoanálisis y Educación – la inclusión educativa en el autismo (Universidad Nacional de Córdoba – Argentina), Especialização em Psicanálise (CEPCOP/USU) e em Filosofia Contemporânea (PUC-Rio).
Além de Anna Paula Araujo, com Graduação em Psicologia (UGF), Especialização em Saúde Mental (IPUB), Especialização em Psicanálise com Crianças e Intervenção Precoce (SEPAI/UCAM); Márcia Regina Costa, que tem Graduação em Psicologia (UGF), Mestrado e Doutorado em Psicologia (UFRJ) e Marina Valle, com Graduação em Medicina (Universidad de Buenos Aires, UFMT).