Empresas de Cabo Frio recebem o selo Pet Friendly

Ação é realizada pelo Estado em parceria com a Prefeitura cabo-friense

Estabelecimentos comerciais de Cabo Frio vão receber, na próxima segunda-feira (31), o Selo Pet Friendly (Amigo Pet). A solenidade será realizada na Fazenda Campos Novos, em Tamoios, às 10h. O evento terá a participação do secretário estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz, e do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio.

A iniciativa é do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, responsável pela Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal (RJPET), em parceria com a Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca.

A certificação é concedida aos estabelecimentos do Estado que permitem a entrada de animais de estimação e que possuam ambiente preparado para recebê-los. Em Cabo Frio, de acordo com a secretária de Agricultura e Pesca, Katyuscia Brito, para receber a certificação o responsável pela empresa deve se cadastrar, fornecendo informações sobre o estabelecimento.

“O termo pet friendly é recente e tem sido amplamente utilizado para designar lugares e estabelecimentos onde os animais de estimação são bem-vindos. O conceito não se refere aos lugares onde os pets podem apenas entrar, mas sim onde o ambiente esteja preparado para recebê-los bem e proporcionar conforto para os bichos. As pessoas querem estar ao lado de seus pets enquanto viajam, se divertem ou consomem. A presença dos animais em todas as atividades do nosso dia a dia é uma tendência mundial, e Cabo Frio está nesse caminho.”, explica Katyuscia.

Para se cadastrar, o empresário pode procurar a Secretaria de Agricultura, que fica na Fazenda Campos Novos, ou enviar e-mail para o endereço agricultura@cabofrio.rj.gov.br solicitando o envio do formulário online.

No cadastro, o empresário deve fornecer dados como nome da empresa, endereço, CNPJ e telefone. Também são solicitadas no formulário informações como a aceitação de animais no estabelecimento, a obrigatoriedade da utilização de focinheiras e cobrança de taxas entre outras.

“Todas as informações serão enviadas para a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, que é a responsável pelo Selo Pet Friendly. Com toda certeza isso será um diferencial para as empresas que o possuem, ajudando a atrair clientes e potencializando o negócio”, explica Katyuscia.

ENTENDA O QUE É UMA EMPRESA PET FRIENDLY

Para ser considerada “Pet Friendly” a empresa deve oferecer serviços e atendimentos diferenciados como bebedouros com água fresca para os pets em diferentes locais. A oferta de saquinhos de lixo e lixeiras exclusivas para as fezes dos pets, também é grande diferencial, assim como os locais reservados para os pets, onde possam ficar à vontade com os tutores, ou ainda caminhas para que eles possam descansar. A limpeza também é fundamental.

Estabelecimentos como restaurantes e padarias devem seguir algumas regras para estarem de acordo com as normas de vigilância sanitária. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a entrada de animais domésticos em estabelecimentos onde haja consumo ou preparo de alimentos só é permitida se o lugar possuir uma área externa para os pets. Além disso, é necessário um ponto com água corrente e um profissional dedicado a fazer a limpeza do ambiente. O mesmo profissional não poderá exercer atividades que envolvam o alimento.

“A essência do conceito pet friendly é entender que os animais de estimação são importantes para os clientes. Nesse sentido, oferecer água e comida é um diferencial, e permite que seu cliente permaneça mais tempo dentro da sua loja, uma vez que estará despreocupado com os cuidados com o pet. Em tempos como os que estamos vivendo, é importante ter criatividade e se reinventar o tempo todo, buscando sempre atingir o público que ainda não é o seu”, finaliza a secretária de Agricultura e Pesca, Katyuscia Brito.