Entrega digital de exames da covid-19 atende mais de três mil pessoas em Cabo Frio

Implantado há quatro meses, o sistema on-line reduz o risco de contaminação e leva facilidade para o paciente

A entrega de exames on-line se transformou em necessidade diante da chegada da covid-19. Há quatro meses, a Prefeitura de Cabo Frio implantou a Central de Resultado de Exames PCR para detecção da doença. Neste período, foram 3.604 testes emitidos, destes 802 positivos.

Esse número mostra a consolidação do canal de comunicação exclusivo para informar o resultado dos testes realizados para diagnóstico da doença. Contribui, ainda, para acompanhamento epidemiológico realizado frequentemente pela equipe da Secretaria de Saúde.

A implantação desse sistema é mais uma medida que contempla as ações do governo municipal para prevenção do coronavírus. Também visa garantir a segurança e levar melhorias no atendimento à população cabo-friense.

“Uma saúde de qualidade começa com facilidade no atendimento. É isso que buscamos, analisando constantemente as ações que podem ser modificadas ou implantadas para levar melhorias, facilidade e acesso para a população. Não é fácil, nem simples, mas toda a equipe tem se dedicado para fazer o planejamento se transformar em realidade”, diz o secretário de Saúde, Felipe Fernandes.

O atendimento é somente para resultados de teste Swab RT-PCR, feitos em qualquer unidade de saúde do município. Para ter acesso ao resultado do exame, basta o paciente enviar uma mensagem por WhatsApp para o número (22) 99902-4649, no período indicado para entrega do resultado, informando nome completo, nome da mãe, data de nascimento, CPF e data e local da coleta. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Quem estiver com sintomas leves deve procurar as unidades de saúde próximas à residência, ou a tenda covid, localizada ao lado da UPA do bairro Parque Burle, para encaminhamento do teste de diagnóstico. Em caso emergencial, o atendimento é realizado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Além de todas as ações do município, a Prefeitura de Cabo Frio alerta que o mais importante e eficiente é a conscientização da população, que deve completar o esquema vacinal contra o vírus, evitar aglomerações, lavar constantemente as mãos, utilizar máscara e seguir as recomendações dos profissionais de saúde.

O governo municipal convoca ainda a população para seguir o período de vacinação estipulado, e realizar o ciclo completo de imunização, tomando a primeira dose, retornando para a segunda, e para a dose reforço, conforme determinado pelo Ministério da Saúde.