Curso faz parte da parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS)
A parceria entre a Prefeitura de Cabo Frio e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, promoveu nesta semana mais uma ação em benefício da saúde pública do município.
A assessora técnica da média e alta complexidade, Carolina Bernardo, e o responsável pela Educação Permanente na média e alta complexidade da Secretaria de Saúde, Francisco Dieimes Alves Peixoto, participaram do Projeto de Qualificação de Profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) do Proadi-SUS no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
O curso consiste em qualificar os profissionais de saúde para aprimorar as atividades de assistência a crianças e adultos em situações de urgência e emergência, a partir das melhores práticas e condutas, para atender as mais diversas condições clínicas, dar diagnósticos precisos e tratamento adequado.
Na ocasião, eles puderam ter acesso a uma simulação realística no atendimento aos casos urgentes e emergenciais de pacientes.
Esta é a segunda iniciativa após adesão ao Proadi-SUS, que Cabo Frio garantiu autorização em virtude da gestão de planejamento junto aos projetos do Governo Federal.
Por meio do Proadi-SUS, o município já recebeu um equipamento cardiológico com telediagnóstico com laudos realizados pela equipe da unidade de referência no país na especialidade, o Hospital do Coração (HCOR), em São Paulo.
“O HCOR realiza os laudos dos exames de eletrocardiograma que são encaminhados. Para os casos de infarto agudo do miocárdio e arritmias complexas, será ofertado ainda a segunda opinião médica e avalição de desfecho clínico após 48 horas do exame”, explica a secretária adjunta de Atenção à Saúde, Priscila Dantas.