Equipes da Prefeitura visitam estabelecimentos comerciais e turísticos de Cabo Frio

Meios de hospedagem, de gastronomia e serviços turísticos do primeiro e segundo distrito são o foco da ação

Com objetivo de atualizar o “Inventário da Oferta Turística de Cabo Frio”, equipes da Prefeitura de Cabo Frio começaram a visitar os meios de hospedagens, estabelecimentos de gastronomia e de serviços turísticos de Cabo Frio e Tamoios. A ação teve início nesta quarta-feira (7), depois que a equipe passou por treinamento.

Segundo o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Carlos Cunha, a visitação é necessária para checar as informações declaradas pelos estabelecimentos que já estão cadastrados no Inventário da Oferta Turística de Cabo Frio, além de buscar novos cadastros.

“No primeiro momento, o inventário foi feito de forma online, no site da Prefeitura. Agora, além de continuar virtualmente, nossas equipes vão aos estabelecimentos verificar as informações cadastradas e efetuar o cadastro daqueles que ainda não o fizeram. Esta ação seguirá por todos os bairros do primeiro distrito até agosto. Em setembro iniciaremos o trabalho de campo em Tamoios”, contou o secretário.

Ainda segundo ele, o inventário turístico de Cabo Frio é de 2010, estando muito desatualizado.

“São informações sobre o Turismo no município de 11 anos atrás, e muita coisa mudou em Cabo Frio de lá para cá. Desta vez, de forma inédita, Tamoios será incluído. Nunca antes o segundo distrito foi contemplado com esse levantamento de dados”, afirma Carlos Cunha.

O objetivo do inventário, de acordo com o secretário, é identificar e registrar os atrativos turísticos, serviços, equipamentos e infraestrutura de apoio ao turismo no município.

“Com essas informações teremos um panorama mais próximo da realidade, que vai nos ajudar a planejar e gerir o turismo de forma sustentável, até mesmo na captação de recursos federais”, esclarece Carlos Cunha.

A visitação está sendo feita por equipes da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer com apoio da Coordenadoria Municipal de Eventos.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Além da visitação com foco no Inventário da Oferta Turística de Cabo Frio, a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer também deu início, nesta quarta-feira (7), ao planejamento estratégico de turismo. A atividade aconteceu durante evento realizado no Hotel Malibu e foi organizada pelo Sebrae.

O objetivo é a geração de um documento que determinará as diretrizes a serem seguidas pela gestão do turismo nos próximos anos. Para isso, serão realizadas outras quatro reuniões, sempre às quartas-feiras, no mesmo local, seguindo todos os protocolos de combate à pandemia.

Participam destes encontros representantes das Secretarias Municipais de Turismo, Fazenda, Governo, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e ainda Obras e Serviços Públicos, além dos representantes do trade turístico da cidade, da iniciativa privada e dos mais diversos segmentos como os empresários da Rua dos Biquínis, dos setores de gastronomia, hospedagem, serviços náuticos e de turismo.

De acordo com Carlos Cunha, o planejamento estratégico é realizado juntamente com o Inventário da Oferta Turística.

“Ambos darão a condição para o município manter a classificação ‘A’ perante o Ministério do Turismo, o que possibilitará a Cabo Frio o acesso a repasses e recursos federais. Mais do que isso, com planejamento estratégico, moradores, turistas e empresários terão mais segurança ao investir ou escolher Cabo Frio como destino, uma vez que terão a certeza do que encontrarão em nossa cidade no futuro”, finaliza o secretário.