Escola Agrícola Municipal Nilo Batista representa a Região dos Lagos na 6ª Olimpíada Estadual de Filosofia do Rio de Janeiro

A Escola Agrícola Municipal Nilo Batista participou da 6ª Olimpíada Estadual de Filosofia do Rio de Janeiro, em Volta Redonda (RJ), com o tema “Outras Vozes”. O evento foi realizado na sede da Universidade Federal Fluminense (UFF) na última sexta (21) e sábado (22). A unidade foi a única escola da Região dos Lagos que participou do encontro, levando 17 alunos do Ensino Médio e quatro professores (Filosofia, História, Literatura e Geografia).

Esta é a terceira vez que a escola participa das Olimpíadas de Filosofia, que este ano reuniu 30 escolas do Estado, incluindo Pedro II, IFF, NAVE, SESC, entre outras, públicas e privadas. Foram 600 estudantes e 50 universitários, além de professores que participaram de atividades como oficinas, roda de conversas, palestras, apresentações dos alunos, vivências na cidade, festival de curtas, roda de jongo, entre outras. As Olimpíadas de Filosofia não são competitivas, mas integrativas e têm o propósito de provocar reflexões e experiências que ampliem e enriqueçam o universo cultural e acadêmico dos estudantes.

“É um momento interessante porque eles trocam ideias com pessoas de outras culturas e realidades do Estado. Um dos temas abordados foi o empoderamento feminino, como os homens se veem nos movimentos feministas, como podem participar e colaborar nesta luta”, afirmou Caroline Moraes, professora de Português e Literatura da escola.

A aluna Luiza Jandira, 18 anos, cursando o 3° ano do Ensino Médio da Escola Nilo Batista e uma das bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) da unidade, disse que o momento foi de aprendizado multidisciplinar.“Foram tratados muitos assuntos sobre preconceitos, como racismo, homofobia, machismo, xenofobia, entre outros. Nós aprendemos a lidar com as diferenças e acima de tudo, aprendemos a respeitar esses pensamentos porque estávamos prontos para ouvir e falar”.

As Olimpíadas foram organizadas por professores, e nesta edição contou com o apoio dos seguintes segmentos: UFF, Memorial Zumbi, Instituto de Educação Prof. Manuel Marinho, Secretarias de Cultura e Esporte e Lazer de Volta Redonda, FEVRE e artistas da cidade. A previsão é de que a sétima edição aconteça na Ilha de Paquetá (RJ).