Escola Agrícola Nilo Batista renova parceria para projetos de pré-iniciação científica

A Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, em Tamoios, distrito de Cabo Frio, renovou o convênio com o Programa Jovens Talentos para a Ciência, que estimula projetos de pré-iniciação científica entre estudantes. A parceria, iniciada em 2017, contempla projetos, desenvolvidos por quatro estudantes do 3º ano Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Agropecuária, sob a supervisão de professores. O Programa é executado pelo Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro e a Fundação de Amparo à Pesquisa Carlos Chagas Filho – CECIERJ/FAPERJ.

SAIBA MAIS


A coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Kristina Célia, orienta uma pesquisa voltada para a experiência de Charles Darwin na sua passagem pelo Brasil, especificamente na Fazenda Campos Novos no Século XIX. Ela acredita que a aplicação da metodologia para a pesquisa científica incentiva o desenvolvimento do talento dos alunos. “Desta forma, buscam informações sobre a história, cultura e ciência, que são multiplicadas na escola”, destaca, citando, ainda, a apresentação para públicos externos, como a Jornada dos Jovens Talentos.


O Nilo Batista localiza-se na área da Fazenda Campos Novos, tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico Histórico Artístico Nacional (Iphan) em 2014. Três projetos terão continuidade este ano, abordando questões como as relações históricas e influências no presente entre a Fazenda e a Escola, os Caminhos de Darwin, e, ainda, a construção de uma trilha interpretativa no local, com mapeamento, catalogação e estatística.


Em 2017, a escola contou com a parceria do Instituto de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Caminhos de Darwin, sob a orientação da professora Kátia Mansur.


O Projeto Jovens Talentos insere estudantes da rede pública estadual de ensino médio e profissional na pré-iniciação científica, desde 1999, em parceria com Instituições de Pesquisa e Universidades Públicas e Privadas do Estado do Rio de Janeiro.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.