Escola Municipal Evaldo Salles se classifica para feira de ciências no Rio de Janeiro

Estudantes de Cabo Frio levam trabalhos sobre racismo e pesca para a final da FECTIA Escola Municipal Evaldo Salles, no Peró, em Cabo Frio, se classificou para participar da fase final da XVII FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro. O evento é organizado pelo CECIERJ, e acontece neste sábado (25) e domingo (26) no polo do ISERJ/FAETEC localizado na Rua Mariz e Barros, 273, Praça da Bandeira, Rio de Janeiro. Dois trabalhos passaram para a disputa das finais: um na categoria de 6º e 7º anos e outro na categoria de 8º e 9º anos.

O trabalho “Africanidades: conhecer como forma de combater o preconceito na escola” das alunas Ana Carolina Tenório (7º ano), e Fillippa Reis e Maria Luiza Borges (6º ano), busca identificar como o preconceito se manifesta no ambiente escolar, e as formas como ele é percebido pelos alunos. Para isso as alunas entrevistaram a comunidade escolar via um questionário on-line coletando a visão de alunos, ex-alunos, funcionários e responsáveis sobre o tema.

Já o trabalho “Pesca Fantasma: defesa do ambiente marinho na Praia do Peró” dos alunos: Fernando Ramalho (8º ano), Carlos André Marcelino e Rafaella Soares (9º ano), tem a educação ambiental como principal eixo temático. Por meio de mergulhos supervisionados na Praia do Peró, os alunos coletaram e identificaram, os principais artigos de pesca que ficam submersos e que mesmo sem o controle humano continuam “pescando” levando a uma degradação da fauna e flora marinha.