Escolas da Rede Municipal recebem projeto itinerante de fotografia

As escolas E.M. ProfªTânia Maria Gomes de Ávila, no bairro Guarani, e E. Agrícola Municipal Nilo Batista, em Campos Novos, recebem nesta quarta (05) e quinta (06) a visita do “PhotoTruck”. A ação é um projeto itinerante que visita escolas públicas e centros culturais do país com um caminhão adaptado para oferecer atividades educacionais e oficinas sobre fotografia. O programa é uma iniciativa da Concessionária CCR ViaLagos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A unidade móvel, que permanece nas unidades escolares nos turnos da manhã e da tarde, é equipada com internet, simulador de câmera escura e brinquedos óticos para a explicação dos fundamentos da fotografia. As oficinas têm duração média de 1h e são voltadas para docentes e alunos.

A vivência é voltada para estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio que, além de análises e produção de imagens, debatem a fotografia como ferramenta pedagógica. Ao final das atividades,é montada uma exposição na própria sede da escola, que exibe as fotografias produzidas ao longo do dia pelos próprios alunos.

A fotografia é um saber que envolve diversas técnicas, ampliando também as possibilidades de expressão dos saberes, olhares, sensações dos alunos. O contato com o universo fotográfico possibilita uma nova forma de manifestar suas realidades e também apresenta um novo horizonte profissional, que inclui diversos segmentos, como fotografia artística, documental, jornalística, entre outros.