Escolas municipais de Cabo Frio promovem ações de prevenção ao suicídio em alusão ao Setembro Amarelo

Atividades aconteceram nas escolas municipais Marcia Francesconi e Carlos Alberto Gomes

A Campanha de Prevenção ao Suicídio, o Setembro Amarelo, pretende trazer para os espaços de convívio discussões e debates sobre como lidar com a questão que preocupa a sociedade. Em Cabo Frio, as escolas municipais Professora Marcia Francesconi Pereira e Professor Carlos Alberto Gomes de Carvalho promoveram atividades de conscientização com os alunos.

A Escola Municipal Professora Márcia Francesconi Pereira, localizada no bairro São Cristóvão e Parque Burle, preparou uma manhã dedicada ao assunto, com a presença da psicóloga, conselheira tutelar e escritora Kênia Romão, que apresentou o livro escrito por ela, “Suicídio, A vida não pode Parar”. Além da palestrante, a conselheira tutelar Flávia Alexandre L. Silva também esteve presente e conversou com os alunos. A sala de leitura da escola foi preparada para uma exposição organizada pela professora Jane de Souza, com textos e fotos de conscientização.

Os alunos da Escola Municipal Professor Carlos Alberto Gomes de Carvalho, no bairro Colinas do Peró, promoveram debates ao longo de todo o mês com a temática “Toda vida Importa”. Alunos do 6º ao 9º ano elaboraram cartazes com frases motivacionais, alguns grupos criaram paródias e rodas de conversa sobre como ajudar o próximo. A campanha foi encerrada com a apresentação de uma turma cantando a música “Enquanto houver sol”, dos Titãs.

Segundo a supervisora da unidade, Mariana Souza, trabalhar a campanha na escola foi muito positivo. “A atividade abre o diálogo sobre saúde mental e gera a conscientização dos alunos e funcionários sobre como identificar questões relacionadas à ansiedade e depressão, fazendo com que não tenham receio de buscar ajuda”, comentou.,