Espaço Cultural recebe encerramento da “Primavera das Artes”

O Espaço Cultural de Cabo Frio recebeu o encerramento da “Primavera das Artes” na noite deste sábado (22). O público pôde acompanhar um concurso de pintura com os artistas locais, apresentação da Folia de Reis de São Cristóvão e a abertura oficial da exposição “Primavera das Artes”, com uma coletiva de artes plásticas e artesanato local.

A secretária de Cultura, Meri Damaceno, o Prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano Moreno, e o diretor geral dos equipamentos da Cultura, Ricardo do Carmo, foram jurados da competição. Com cavaletes montados ao longo do corredor, os artistas tiveram três horas para a construção da obra. A participação foi aberta à população e crianças também entraram na disputa. “É fundamental o fomento da cultura local e a valorização os artistas da casa.  Por meio dela, resgatamos a nossa identidade, tiramos os jovens da ociosidade, mostrando podemos avançar, deixando um legado histórico para a cidade” – fala Dr. Adriano Moreno.

Enquanto os artistas se dedicavam à criação das obras de arte, a Folia de Reis de São Cristóvão invadiu o corredor, trazendo música, diversão e muitas lembranças ao povo do município. “A Folia é um grupo resiliente. Eles estão resistindo há cerca de 60 anos, e nos últimos tempos resistindo ainda mais, pois a tendência era desaparecer. Mas perseveraram lutando, às vezes pedindo ajuda de amigos e agora estamos colocando a folia na rua de verdade, vamos também resgatar o Reis de Boi, que  está muito esquecido. A cultura popular é o que temos de melhor, é a nossa raiz, é o que promove o turismo cultural e estamos trazendo as nossas raízes de volta para Cabo Frio” – disse Meri Damaceno.