Cerca de 25 profissionais de artesanato de Cabo Frio receberam a Carteira Nacional do Artesão nesta quarta-feira (7). A solenidade aconteceu na Casa de Cultura José de Dome (Charitas). A entrega foi feita pela subsecretária adjunta de Turismo do Estado, Neia Mariozz.
SAIBA MAIS:
Artesãos de Tamoios vão receber a carteira nacional de
artesanato
Artesãos de Cabo Frio recebem Carteira Nacional do Artesão
nesta segunda
Essas carteiras são de pessoas que perderam o prazo, em 2017, e precisaram ir à Secretaria Estadual de Turismo para se cadastrar. O documento permite aos artesãos uma série de benefícios fundamentais para a classe. É emitido pelo Governo Federal gratuitamente, não requer anuidades ou taxa de adesão.
A carteira é emitida após o registro de dados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), que tem por objetivo a implantação de políticas públicas para a categoria. É válida como documento de identificação em todo território nacional.
Para ter direito à Carteira Nacional do Artesão, o profissional precisa ter mais de 16 anos e ser morador de Cabo Frio, além de passar por prova prática para comprovação da habilidade como artesão. No ano passado, a Secretaria Estadual de Turismo entregou 530 Carteiras Nacional do Artesão no município.