Estudantes de Cabo Frio participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Ao todo 16 escolas municipais realizam as provas da primeira fase da 17ª edição da maior competição científica do país

Acontece nesta terça-feira (07), em todo o país, a primeira fase de provas da Olimpíada Brasileira de Matemáticas das Escolas Públicas (OBMEP). A competição, que avalia conhecimentos e promove o estudo da matemática nas unidades escolares, está na 17ª edição. Em Cabo Frio, 16 escolas do primeiro distrito e de Tamoios participam das provas.

Os estudantes do 6º ao 9 º ano e do Ensino Médio terão duas horas e 30 minutos para resolver as 20 questões do exame. As perguntas foram preparadas em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade.
As provas são aplicadas e posteriormente corrigidas na própria escola, seguindo instruções da organização da competição e conforme os gabaritos elaborados pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que realiza a olimpíada.

Os resultados da classificação para a segunda etapa da competição serão divulgados em 2 de agosto, e os premiados, em 20 de dezembro.
Além de estimular jovens talentos e promover a inclusão social dos alunos por meio da difusão do conhecimento, a Obmep possibilita que um número maior de estudantes possa ter acesso a um material didático de qualidade. Os professores são incentivados a buscar o aperfeiçoamento, contribuindo para a valorização profissional.

Confira quais escolas participarão da competição em 2022:

1. Escola Municipal Alfredo Castro (Jardim Excelsior)
  2. Escola Municipal Américo Vespúcio (Parque Burle)
  3. Escola Municipal Prof. Carlos Alberto Gomes de Carvalho (Colinas do Peró)
  4. Escola Municipal Prof. Edilson Duarte (Jardim Caiçara)
  5. Colégio Municipal Prof.ª Elza Maria Santa Rosa Bernardo (Jardim Esperança)
  6. Escola Municipal Evaldo Salles (Peró)
  7. Escola Municipal Francisco Franco (Araçá)
  8. Escola Municipal Justiniano de Souza (Maria Joaquina)
  9. Escola Municipal Vereador Leaquim Schuindt (Jardim Esperança)
  10. Escola Municipal Luiz Lindenberg (Praia do Siqueira)
  11. Escola Municipal Prof.ª Marcia Francesconi Pereira (São Cristóvão)
  12. Centro Educacional Municipal Prof.ª Marli Capp (Unamar)
  13. Escola Agrícola Municipal Nilo Batista (Campos Novos)
  14. Colégio Municipal Rui Barbosa (Centro)
  15. Escola Municipal Prof.ª Tania Maria Gomes de Ávila (Guarani)
  16. Escola Estadual Municipalizada Teixeira e Souza (Porto do Carro)

Sobre a OBMEP

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina.

A OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade. A 16ª OBMEP contou com 17,7 milhões de participantes e atingiu um número recorde de municípios, alcançando 99,84% das cidades brasileiras.