Eventos esportivos e culturais vão agitar o fim de semana em Cabo Frio

O fim de semana chegou e a Prefeitura de Cabo Frio preparou uma agenda com opções de eventos esportivos e culturais para movimentar a cidade. A programação contará com shows, festival gastronômico, campeonato de surf e de futebol, poesia, exposição de quadros e muita diversão para todas as idades. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

A sexta-feira (13) começa com o “Pôr do Sol Histórico”, a partir das 16h30, na Praia do Siqueira. O anoitecer às margens da Lagoa de Araruama receberá o projeto que une música, história e poesia. Nesta edição, no ritmo do Festival Festival Sabores de Cabo Frio, a homenagem será ao pai da Bossa Nova, João Gilberto, e as poesias que embalarão o encontro serão de Adalgisa Nery. O evento acontece sempre na segunda sexta-feira de cada mês, na Praia do Siqueira e, na última, no Morro da Guia, acompanhado por historiadores da Superintendência de Turismo Histórico e Social.

Ainda nesta sexta, o público poderá aproveitar a segunda edição do “MPB na Praia do Forte”, na Avenida Nilo Peçanha. Os shows começam a partir das 19h, com Rick Ramos. No sábado (14) é a vez de Saulo Rosa e no domingo (15) a banda TAZ. O evento começou na quinta (12) com apresentação do Casal Soares.

Quem gosta de samba, não pode perder o evento “Nosso Samba”, que acontece neste sábado (14), na Praça Gentil Gomes de Faria (Praça da Melhor Idade), na Passagem, das 15h às 00h. O projeto está na sua quarta edição e vai contar com uma Feira de Mulheres Empreendedoras e Artesãs e apresentação musical com Moça Prosa e Selecta Domina, enaltecendo o melhor da música brasileira, e ainda terá participação especial do Tambor de Iaiá, percussão feminina do Grupo Griot.

Neste sábado e domingo, a partir das 8h, a Praia do Forte recebe segunda etapa do Circuito Top Surf 2019, que irá valer 500 pontos no ranking estadual das categorias masculino sub10, sub12, sub14 e sub16; e no feminino sub12. O circuito prevê ainda a disputa das categorias masculino open, masculino master e feminino open, estas contando apenas para o ranking municipal. A realização do evento é do Cabo Frio Surf Clube (CSC), com apoio da Prefeitura de Cabo Frio e da Federação de Surf do Estado do Surf.

No domingo ainda tem a 5ª rodada do campeonato de futebol de praia. Os seis jogos acontecem na Praia do Forte, a partir das 9h. O evento é promovido pela Liga Cabo-friense de Esportes Praianos (LICEP).

A gastronomia fica por conta da 5ª edição do Festival Sabores de Cabo Frio, que acontece até 6 de outubro em cerca de 60 estabelecimentos da cidade. Para o evento foram preparados pratos exclusivos, inspirados na Bossa Nova, com a temática “Cores, Sons e Sabores”. Estão disponíveis versões “petit”, até 200 gramas, com preços acessíveis. Os pratos principais custam R$24, entradas e petiscos custam R$18 e as sobremesas custam R$15.

Para quem gosta de exposição não pode deixar de conhecer as obras do artista plástico Carlos Augusto Mendonça, no Charitas. A mostra “Do Paisagismo ao Abstracionismo Geométrico” conta com 40 quadros, entre eles alguns que nunca foram expostos. As obras ficam em cartaz até o dia 20 de outubro e podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 15h às 20h.