Exposição científica “Dia da Liberdade – Conexão Brasil+África” abre a programação de maio da Casa de Cultura José de Dome

Mostra contará com três conferências realizadas por professores e pesquisadores

A programação de maio da Casa de Cultura José de Dome, o Charitas, começa nesta quinta-feira (4), com a exposição científica “Dia da Liberdade – Conexão Brasil+África”, em homenagem ao Dia da Liberdade, celebrado no último dia 27 de abril. O evento será realizado das 9h às 13h e a entrada é gratuita.

A exposição científica, realizada pela Prefeitura de Cabo Frio, sob coordenação da Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia e da Coordenadoria de Projetos e Programas da Secretaria Municipal de Educação, conta com três palestras ministradas por professores e pesquisadores da área.

A primeira conferência será sobre o tema “África, berço do mundo: os povos San na origem da humanidade”, com o professor, pesquisador e secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia, Rafael Peçanha de Moura. Na segunda palestra, o tema debatido será: “África: uma visão particular dentro do universo da formatação de conhecimento na escola”, com a professora e pesquisadora Aline Santos. Já a terceira conferência será sobre a temática “África: uma visão militante do cotidiano educativo”, com a também professora e pesquisadora Heliamar Reis.

Já na terça-feira, dia 9, às 15h, será a abertura da exposição Acervo Márcio Werneck/ Edital Integra Rio. O projeto de digitalização do material audiovisual do Acervo do historiador cabo-friense Márcio Werneck, um dos escolhidos para financiamento no Edital Integra Rio, ficará em exposição no Charitas.

A mostra contempla slides e negativos das décadas de 1980 e 1990, além de fitas cassete, contendo entrevistas inéditas com personalidades ilustres de Cabo Frio e Búzios, que foram digitalizadas e disponibilizadas gratuitamente para o público em galerias no site do Acervo Márcio Werneck.

No dia 10 de maio, entra em cartaz a Exposição “O Preço do Sal”, do artista plástico Raphael Ferreira, contemplada pelo Prêmio Gilberto Marques de Fomento à Cultura 2023, da Prefeitura de Cabo Frio, sob coordenação da Secretaria Municipal de Cultura.

No dia 16 de maio, às 14h, em parceria com o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram); o Forte São Mateus; a Casa Scliar e a Secretaria Municipal de Educação (Seme), o Charitas vai receber o Circuito Cabo-friense de Museus. Neste mesmo dia, às 17h, será realizada a apresentação Sopros & Cordas, com Airton Ozório, Diego Matos e Danniel Coelho.

Já em 17 de maio, às 10h, será a vez da palestra com a museóloga Helvia Vocaro, sobre o tema “Acervo do Museu José de Dome – Desafios da Guarda e do Manuseio”. Nos dias 18, 19 e 20, o público poderá conferir o Ateliê na Mala, com Mondriam Mageswki. Nestas datas, às 17h, diversas atividades vão acontecer no Charitas. No dia 18, será o Festival Som das Ruas, com Gabriel Marrá e convidados. Já no dia 19, a memorialista Margô Alves vai palestrar sobre o tema: “A Casa da Roda”. E, no dia 20, às 19h, será realizada a Reunião Geral da Academia Cabo-friense de Letras.

No dia 26 de maio, das 9h às 17h, serão realizadas atividades em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial – Superintendência da Saúde Mental.