Exposição fotográfica inaugura nova casa de cultura em Cabo Frio

A exposição “Instalação Fotográfica Faces Iguais” voltará a ser exposta nesta terça-feira (30) na Casa de Cultura Som do Mar. O projeto contemplado pelo PROEDI (Programa de Editais da Secretaria Municipal de Cultura), em 2014, ficará em exposição por um mês no local.

No acervo, retratos impressos em papel fotográfico de alta qualidade, com mais de um metro e, junto a eles, uma breve descrição sobre o artista retratado, cabo-friense ou não, contando um pouco sobre carreira e vida.  As fotos foram produzidas pela dupla de fotógrafos Mariana Ricci e Thiago Andrade.

Com o lema “Uma Exposição sem preconceitos”, a idealizadora relembra como foi quando a instalação estreou em 2015 no Centro de Artes Visuais (atual Museu do Surf): ” Pretendia mostrar que a primeira impressão sobre uma pessoa não reflete o conteúdo completo dela. E foi incrível ver as pessoas tentando fazer as associações dos textos com as fotos”, declarou Mariana.

A exposição marca a inauguração da Casa de Cultura Som do Mar, que acontece às 19h. Situada no histórico bairro da Passagem, o local busca manter viva a história cabo-friense através de fotos, relatos e registros de épocas fundamentais da cidade. Os cantores Ivo Vargas e Jorge Vilas dividem o palco na noite da inauguração.

A casa de arquitetura colonial XIX foi lar da ativista cultural Amena Mayall durante a década de 70 e será para ela uma das homenagens no memorial.  Parte da curadoria das exposições no memorial são do acervo da historiadora e Secretaria de Cultura, Meri Damaceno. Segundo ela, “ter mais uma casa de cultura na cidade é sensacional. Teremos agora um espaço que tem como vertente a cultura popular local, que é pouco divulgada na cidade”, comentou ela, acrescentando que o local escolhido foi muito importante para agregar mais valor histórico a casa de cultura: “Amena Mayall foi um espelho para todos nós que trabalhamos com cultura em Cabo Frio. Essa casa de cultura ser nesta casa e ainda naquele ponto da Passagem agregou muito valor ao centro cultural”.

O local também abrigará para cursos, exposições, apresentações musicais, de teatro e artísticas. Mas,além disso, a intenção é falar sobre cultura local na culinária também. “Queremos tratar a culinária como expoente da cultura de Cabo Frio, pois somos uma cidade de pescado e vemos pouco dessas iguarias no cardápio na cidade. Nosso chefe Leandro Angeli terá um cardápio com pescado como carro chefe”, revelou Filipe Campos, um dos responsáveis pelo espaço.

A Casa de Cultura Som do Mar fica na Rua Manoel Antônio Ribeiro, número 30. A entrada é grátis e durante os demais dias, o horário de funcionamento é das 17h às 00h.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.