Exposição “O Preço do Sal” entra em cartaz na Casa de Cultura José de Dome, nesta quarta-feira (10)

Projeto é mais dos contemplados pelo Edital Gilberto Marques de Fomento à Cultura

A Exposição “O Preço do Sal”, do artista plástico Rapha Ferreira, entra em cartaz na Casa de Cultura José de Dome, o Charitas, a partir desta quarta-feira (10), das 18h às 20h. A mostra se baseia no trabalhador, a figura central do sal e das salinas, sua miséria e o elo frágil da estrutura trabalhista. O trabalho permanecerá em exposição até 24 de maio. A entrada é franca e a classificação livre.

O projeto é mais dos contemplados pelo Programa Municipal de Editais de Fomento e Difusão Cultural (Proedi), Edital Gilberto Marques de Fomento à Cultura, da Prefeitura de Cabo Frio, sob coordenação da Secretaria de Cultura.

Segundo o artista plástico, “O Preço do Sal” é uma exposição abstrata e em pequenos formatos, utilizando de padrões geométricos para explorar os aspectos grotescos da indústria do sal.

“A ideia é como podemos nos utilizar de padrões geométricos abstratos para o nosso compartilhamento de linguagem e criação de memória. A intenção da exposição é criticar os aspectos coloniais da nossa economia local e dar uma abertura a um debate decolonial das estruturas políticas e financeiras”, afirma Rapha Ferreira.

Ainda segundo ele, a proposta da exposição é mostrar um lado que ninguém quer ver da indústria do sal.

“Vamos abordar o extrativismo e os meios econômicos medievais que se perpetuam por meio de trabalhos análogos à escravidão, oprimindo a manifestação trabalhista da força e mão de obra negra e pobre da Região dos Lagos e dialogando com o uso da precariedade, da sazonalidade e do modelo predatório da expropriação e exploração da mão de obra trabalhadora, debatendo a forte limitação de mobilidade social que nossa região proporciona aos seus trabalhadores”, finaliza o artista.

Abertura da exposição: quarta-feira (10), das 18h às 20h.

Demais dias de visitação: de 11 a 24 de Maio de 2023.

Segunda a sexta, das 9h às 20h | Sábado, domingo e feriados, das 14h às 20h

A Casa de Cultura José de Dome, Charitas, fica na Avenida Assunção, 855, Centro, Cabo Frio.