Espaço possui tenda cultural para artistas produzirem trabalhos na hora
Uma das grandes novidades do verão de Cabo Frio deste ano é a feira de artesanato “Arte na Praia”, instalada desde o fim do ano passado na Praça do Guta, que fica entre os quiosques da Praia do Forte e a pista de skate. Segundo a Superintendência de Artesanato, que organiza a feira com apoio da Prefeitura e da iniciativa privada, o espaço recebe um público de 2 mil pessoas por semana, em média, com pico de movimento nos sábados e domingos.
Uma inovação em relação a edições anteriores da feira é a montagem de uma tenda cultural para que artistas locais produzam seus trabalhos na hora, como caricaturas, tapeçaria, pintura com os dedos, macramê (espécie de tecelagem manual) e tererês, entre outros. Para a superintendente Vânia Carvalho, além de levar a arte local para turistas e moradores que não a conheciam, a feira tem o mérito de dar movimento a uma área urbana que estava sem uso.
“A reação do público é a melhor possível. Temos 30 artesãos ocupando aquele local com suas barracas e isso revitalizou a praça. Muitas famílias vão para passear: enquanto as crianças brincam; os pais fazem compras. É bom para os próprios quiosques por causa do movimento que produz. Logo, a feira é um resgate do valor cultural e também um atrativo turístico”, comentou.
A feira “Arte da Praia” vai funcionar diariamente na Praça do Guta até o próximo dia 31 de janeiro, das 18h às 23h. Em fevereiro, o funcionamento será apenas nos fins de semana. No Carnaval, o espaço será novamente montado todos os dias. No restante do ano, a feira volta a acontecer apenas nos fins de semana e feriados.