Os profissionais da rede municipal de ensino participaram nesta quinta-feira (18) do curso de formação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A formação aconteceu na Escola Municipal Edilson Duarte e abordou a importância do Conselho de Alimentação Escolar para a fiscalização das merendas escolares.
Durante o curso, foi explicado que o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) existe desde o ano 2000, é composto por representantes da sociedade civil, trabalhadores da Educação e também pais de alunos. O CAE tem como finalidade fiscalizar os recursos federais destinados à merenda escolar e garantir as boas práticas sanitárias e de higiene dos alimentos nas instituições de ensino.
A formação foi dada pelos Técnicos do PNAE e contou com a presença de 48 profissionais. Participaram diretores de escolas, conselhos escolares, Conselho de Alimentação Escolar (CAE), nutricionistas, funcionários responsáveis pela alimentação escolar e representantes quilombolas
Segundo a Nutricionista Fabiana Rosa Alves o curso foi extrema mente importante para todos os atores envolvidos no sistema alimentar escolar. “Os profissionais da rede foram p a rabenizados pelo trabalho técnico que é realizado dentro do município de Cabo Frio, pois nós já cumprimos c om todas as exigências do Governo Federal. É necessário dar continuidade aos projetos de alimentação escolar e m anter a parceria com o Conselho de Alimentação Escolar”, enfatizou Fabiana. O curso também proporcionou uma oportunidade de aprendizado sobre a cultura alimentar regional, como a alimentação diferenciada nas escolas quilombolas.