Atividade teve início na manhã desta sexta-feira (2), no bairro São Cristóvão
Cerca de mil auxiliares de classe foram capacitados com conhecimentos fundamentais para atuar nas unidades escolares de Cabo Frio durante o evento realizado nesta sexta-feira (2), intitulado “(Re)significar: desafios para uma Educação Humanizadora – Aprendizagens Significativas para uma Educação Inclusiva Humanizada”. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação.
A ação integrou a Jornada Pedagógica 2024 e teve como local a Igreja Metodista Betel, situada no bairro São Cristóvão. A formação foi direcionada aos auxiliares de alunos com deficiência e da Educação Infantil, sendo realizada tanto no turno da manhã quanto no turno da tarde.
Durante o evento, a secretária de Educação, Rejane Jorge, destacou a importância do papel dos auxiliares na educação.
“A Secretaria de Educação e a sociedade contam com essas pessoas que estão aqui nos ouvindo. Peço que vocês se envolvam nesta tarefa de cuidar dos nossos alunos da melhor maneira possível, pois os pais também estão confiando em vocês. Acredito muito na capacidade, e vamos para mais um ano letivo tendo a certeza que tudo sairá da melhor maneira possível”, afirmou Rejane.
A primeira palestra do dia, intitulada “O corpo como ponto de cuidado: postura e interação com alunos e familiares”, foi conduzida por Luciana El Bainy Correa da Cruz. Luciana, que é professora de Educação Física e Psicóloga, atua na Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria de Educação.
Outra palestra abordou o tema “As deficiências, suas características e adaptações de materiais pedagógicos” e foi ministrada pela professora Eliana Borges de Mattos. Eliana, pós-graduada em Supervisão Escolar, é professora supervisora na Rede Municipal de Ensino de Cabo Frio, desempenhando também a função de Coordenadora de Educação Especial na Secretaria de Educação, além de exercer o papel de orientadora pedagógica na Rede Municipal de Araruama.