Formalização de comerciantes do Tangará para a Moeda Itajuru, em Cabo Frio, acontece de 4 a 6 de outubro

Etapa acontece no Ciep José de Dome, em conjunto com a Casa do Empreendedor, a partir das 9h

A Prefeitura de Cabo Frio realiza, de 4 a 6 de outubro, a formalização de comerciantes do Tangará interessados em fazer parte do Programa Moeda Social Itajuru. O atendimento acontece no Ciep José de Dome, em conjunto com a Casa do Empreendedor, a partir das 9h. A estimativa é de que o lançamento aconteça em novembro.

Para esta fase, os comerciantes que fizeram o pré-cadastro deverão levar identidade, CPF, comprovante de residência e/ou do comércio, CNPJ e dados bancários. Quem não tiver o cadastro de pessoa jurídica, deve levar também o título de eleitor.

Após a formalização dos comerciantes, a equipe do Programa Moeda Social Itajuru e do Instituto E-Dinheiro Brasil, responsável pela gestão das transações bancárias do programa cabo-friense, vão ministrar uma palestra para os comerciantes, com informações sobre o que é a Moeda Social, como funciona o aplicativo, os resgates, o pagamento e todo o passo a passo de funcionamento da ferramenta. A data será divulgada posteriormente.

Ainda de acordo com a equipe do programa, os comerciantes já saem da palestra com a documentação em dia e com o aplicativo instalado e funcionando.

A escolha dos locais para expansão do programa é feita com base em dados e relatórios desenvolvidos pela equipe de coordenação do programa, técnicos da Superintendência da Proteção Social Básica, equipe responsável pelo Bolsa Família/Cadastro Único e Centros de Referência em Assistência Social (Cras), todos vinculados à Secretaria de Assistência Social de Cabo Frio.

Assim como nas implantações anteriores, mais 500 famílias serão beneficiadas com 200 Itajurus por mês, o equivalente a R$ 200. O bairro Tangará será a terceira ampliação realizada pela prefeitura desde que o programa foi iniciado no município, em outubro de 2021.

Programa Moeda Social Itajuru

Atualmente, o programa conta com 1.500 famílias atendidas com 200 itajurus mensais cada, equivalentes a R$ 200, e 112 comércios cadastrados.

Desde outubro de 2021, a Moeda Social atende 500 famílias do bairro Manoel Corrêa, que conta com 46 comércios cadastrados.

Na sequência, o programa passou a atender, a partir de março de 2022, a área que abrange os bairros Boca do Mato, Monte Alegre, Porto do Carro e parte da Vila do Ar, denominada expansão I, com mais 500 famílias beneficiadas e 44 estabelecimentos vinculados.

A segunda expansão beneficiou 500 famílias em Maria Joaquina, em Tamoios, em julho deste ano, com 22 comércios cadastrados.

Em todos os locais de implementação do programa, a maior parte da renda foi utilizada para gêneros alimentícios (80%) e farmácia (10%).