GeoDia reúne dezenas de pessoas em visita guiada pela Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio

Na 9ª edição do evento do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ, pesquisadores, professores e estudantes conheceram as trilhas e a geodiversidade local

A Fazenda Campos Novos, no distrito de Tamoios, viveu um dia dedicado à ciência, neste sábado (2), ao sediar a 9ª edição do GeoDia, evento criado em 2019 pelo Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ. As atividades tiveram a parceria da Prefeitura de Cabo Frio, com o envolvimento das secretarias de Turismo, Esporte e Lazer; Meio Ambiente e Saneamento; Educação e Agricultura e Pesca.

A caminhada guiada pela área da Fazenda, considerada de grande relevância geológica pelos estudiosos, contou com a participação de cerca de 150 pessoas, entre pesquisadores e estudantes do Projeto Geoparque; professores e alunos da Escola Agrícola Nilo Batista; técnicos da Prefeitura; profissionais de Turismo e interessados por trilhas em geral.

A secretária de Turismo, Katyuscia Brito, destacou a importância da abertura das porteiras da Fazenda para a população, incluindo a comunidade científica,

“O importante de ser um evento aberto é que ele não abrange só as pessoas técnicas, mas a população em si, que tem interesse e participar e conhecer. A intenção sempre foi trazer os estudantes, os jovens e as famílias aqui pra dentro. Esse é um espaço que não é apenas do cabo-friense, é de todos”, comentou.

As atividades tiveram a participação da professora e geóloga da UFRJ Kátia Mansur; do pesquisador do Jardim Botânico Cyl Farney; do professor e pesquisador do Museu Nacional (UFRJ) João Wagner de Alencar Castro; da historiadora da UFRJ Nilma Accioli e do historiador e professor de História da rede municipal de Cabo Frio Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira.

Ao longo da visita guiada, os pesquisadores compartilharam informações sobre a geodiversidade local, com destaque para as caracteristicas da flora e para o contexto histórico que envolve a Região dos Lagos. Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e participantes do evento plantaram mudas de ipê roxo, ipê amarelo e pau-brasil.

Por fim, foram entregues 95 exemplares do livro “Os Super Feras – Uma Aventura pelo Projeto Geoparque Costões e Lagunas”, um para cada escola da rede municipal de ensino, com o objetivo de difundir conhecimento sobre Geologia e outros aspectos naturais do estado do Rio, de forma didática para os professores e alunos.

Surpresa com a adesão ao evento, a autora do livro, a pesquisadora Kátia Mansur, espera que a publicação ajude na formação dos profissionais de Educação de Cabo Frio.

“É um livro que a gente escreveu com muito carinho sobre Geociências e os exemplos desenvolvidos nele são exemplos locais. Então quando a gente fala sobre sambaqui, fala do sambaqui da Tarioba, do sambaqui da Beirada, mas do sambaqui de Campos Novos também. Quem estuda sobre placas tectônicas acha que isso só ocorreu lá nos Andes, mas aqui também ocorreu. Essas rochas contam essa história e o livro trata disso”, explicou a especialista.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.