Geoprocessamento da Secretaria de Fazenda inicia projeto de integração com a Saúde de Cabo Frio

Suporte técnico será estendido a outras secretarias municipais para geração de diagnósticos e mapeamento das demandas

A gestão municipal de Saúde em Cabo Frio vai ganhar o suporte técnico do setor de Geoprocessamento, que é ligado à Secretaria de Fazenda. O projeto de integração entre as pastas já iniciou, para a geração de diagnósticos e o mapeamento das demandas na rede municipal de Saúde.

Na última semana, foi realizado um encontro envolvendo as duas equipes, para tratar da utilização das ferramentas de geoprocessamento para o planejamento de áreas como a Vigilância Ambiental, a Vigilância Epidemiológica, e a Imunização, proporcionando mais poder de planejamento e assertividade nas tomadas de decisões desses setores.

Outras reuniões serão realizadas para definir o cronograma das etapas do projeto, que será estendido a outras secretarias, como Educação e Planejamento Urbano, além das forças de ordenamento e segurança, como a Guarda Civil Municipal.

No caso específico da Saúde, o trabalho vai permitir transformar os dados existentes em relatórios visuais por meio de mapas temáticos, auxiliando no alcance universal das políticas públicas a todos os cidadãos de Cabo Frio.

“O geoprocessamento começou com o viés do aumento na arrecadação dos tributos. As outras secretarias começaram a entender que, com a nossa capacidade de colaboração, por meio de mapeamento, da identificação das áreas, e do cruzamento das informações, conseguimos dar esse suporte técnico. O Geoprocessamento da Fazenda está se transformando em um núcleo integrado e participativo com as demais secretarias”, destacou Gustavo Caetano, um dos responsáveis pelo setor.

Na última reunião, participaram pelo Geoprocessamento, os servidores Daniel Oliveira e Gustavo Caetano; pela Superintendência de Vigilância em Saúde, a Lucy Pires; pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental, a Andreia Nogueira, Robinson Costa e Marceli Ferreira; pela Coordenadoria de Imunização, a Patrícia Freitas e Mônica Correa; pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, Thaís Guimarães; e pela Coordenadoria de Orientação Educacional, da Secretaria de Educação, Lilian Pessanha.