Ginásio Vivaldo Barreto vira a nova sede da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer de Cabo Frio

Localizado no bairro do Jardim Esperança, o equipamento esportivo passou uma série de reparos

Cumprindo mais uma promessa de campanha, o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, transferiu a sede administrativa da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer para o Ginásio Poliesportivo Vivaldo Barreto, no Jardim Esperança. A mudança começou na segunda-feira (05) e tem o objetivo de facilitar a execução de outra promessa de campanha: a revitalização dos espaços públicos que estão degradados na cidade.

Abandonado pelo poder público há mais de sete anos, o ginásio foi recuperado para, em breve, voltar a receber atividades esportivas e culturais, envolvendo a comunidade do Grande Jardim. Cinco dias após a posse do novo governo, o espaço passou por uma limpeza geral, com reparos, serviços de pintura, capina, recolocação de janelas e portas, além de receber agentes de combate a vetores que fizeram uma ação preventiva para controle de insetos rasteiros e voadores. Todas as ações foram realizadas com recursos e mão de obra da própria Prefeitura.

“Estamos acordando um gigante que estava adormecido. Nossa meta é trazer vida pra cá, chamando a comunidade para reutilizar este espaço, mesmo sabendo que é só o começo e ainda falta muito a ser feito. Como não podemos reabrir agora para as atividades por conta da pandemia, vamos aproveitar este momento para finalizar as melhorias que faltam”, afirmou Flávia Carvalho, secretária-adjunta de Esporte e Lazer.

Ela prometeu, ainda, incentivar a utilização do ginásio por moradores de todas as idades.

“Vamos fazer pinturas no chão das arquibancadas para quando tudo isso passar, trazermos de volta as brincadeiras antigas que ficaram perdidas no tempo, como amarelinha e bola de gude. Também vamos disponibilizar jogos de tabuleiro para as crianças se divertirem”, finalizou.

Construído em outubro de 2010, o ginásio foi batizado em homenagem a Vivaldo Barreto, símbolo do esporte na cidade, principalmente por sua dedicação ao futsal, que o fez fundar em 1986 a Liga Cabofriense de Futsal (LCV). Em 1995, liderou o movimento “Esporte sem Teto”, que anos mais tarde culminou na construção dos três ginásios da cidade, inclusive este que leva o nome dele, e a partir de hoje passa a ser a nova sede da Secretaria Adjunta. O desportista faleceu em 2012, vítima de um acidente vascular cerebral.