Palestra destaca cuidados e prevenção do parto prematuro para equipe médica
O Hospital da Mulher, em Cabo Frio, promoveu uma ação junto aos profissionais de saúde para a conscientização sobre os cuidados e prevenção do parto prematuro. A iniciativa faz parte da campanha internacional “Novembro Roxo”, mês que aborda sobre a prematuridade e tem como tema “Pequenas ações, grande impacto”. O objetivo é chamar a atenção para a importância de ações preventivas e cuidados durante a gestação.
Os profissionais de saúde do Hospital da Mulher receberam a capacitação, que destacou o tema para a prática clínica diária. A Dra. Júlia Barreto, coordenadora da Unidade Intermediária Neonatal (UI), e a médica Dra. Bruna Campista, foram as responsáveis por ministrar o treinamento.
Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, a cada ano, aproximadamente 340 mil bebês nascem prematuros, uma média de seis a cada dez minutos. Essa condição pode acarretar diversas complicações, desde problemas pulmonares até riscos de doenças crônicas.
O Hospital da Mulher conta com uma UI para acolher recém-nascidos e oferecer os cuidados necessários, e tem se destacado na promoção de iniciativas voltadas à sensibilização sobre diversos temas para a saúde materno-infantil.
Para Fábio Galote, secretário adjunto de Atenção à Saúde, a atualização e capacitação dos profissionais são fundamentais no processo de melhoria no atendimento aos pacientes.
“A qualificação contínua é essencial para proporcionar um atendimento de excelência. Aqui no Hospital da Mulher tem funcionado muito bem e mostrado tecnicamente ser uma boa resposta essas qualificações para humanizar e integrar mais a equipe para melhorar o atendimento”, explicou Galote.