Hospital da Mulher recebe mutirão de cirurgias pediátricas

O prefeito Dr. Adriano Moreno e o secretário de Saúde, Marcio Mureb, estiveram na manhã deste sábado (4) no Hospital Municipal da Mulher. A Secretaria da Saúde de Cabo Frio aderiu ao 13º Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança, realizado pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica e disponibilizou a unidade para a realização das intervenções. Foram realizadas 11 cirurgias, obedecendo a ordem da fila de espera para cada tipo.

Os procedimentos ambulatoriais – para retirada de cistos, cirurgias de hérnia, de fimose e de testículos fora de lugar e de casos mais simples de hipospadia (uma anomalia congênita, em que o orifício uretral masculino se apresenta em local incorreto) – são os mais frequentes nesses mutirões, por serem de curta duração e geralmente não requerer a internação do paciente. Após o procedimento, em geral, a criança permanece por algumas horas no hospital, em observação, e recebe alta no mesmo dia. Posteriormente retornará ao serviço para curativos e novas avaliações.

Em Cabo Frio, além dessas cirurgias, estão programadas três frenectomias, que é a remoção cirúrgica do freio lingual ou labial. Esse procedimento é realizado quando o freio causa retração gengival, dificuldades de higienização e problemas periodontais.

“O mutirão reduz a fila de espera e dá a família uma condição melhor pois ter em casa uma criança doente é uma preocupação para todos os parentes. As 11 cirurgias foram bem sucedidas, realizadas de uma forma brilhante por esta equipe que se sensibilizou e se disponibilizou para participar do mutirão”, explicou o secretário municipal de Saúde, Marcio Mureb.