Hospital-Dia realiza mais de 5 mil atendimentos em 2018

O Hospital-Dia de Cabo Frio realizou 5.364 atendimentos até julho deste ano, sendo 4.326 somente de testes rápidos. A unidade, que é referência no tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (IST), HIV/Aids e hepatites virais, oferece o procedimento gratuitamente para diagnóstico de HIV, sífilis, hepatites B e C.

“É importante sempre deixar claro que a prevenção é o melhor caminho, não apenas no que se refere às doenças sexualmente transmissíveis, mas em relação a qualquer patologia. Quanto mais rápido qualquer doença for descoberta, maior as chances de cura”, explicou o médico Beto Nogueira, da Saúde Coletiva de Cabo Frio.

Em 2017, o hospital realizou quase sete mil atendimentos referentes à infectologia, à pediatria e aos procedimentos de enfermagem. Somente de teste rápido foram 5.440 testagens que revelaram 130 novos casos de pessoas com HIV no município. A unidade também tem registrado o aumento de número de casos de HIV entre jovens.

Além do teste rápido, a unidade oferece serviço de Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), uma medida de prevenção à infecção pelo vírus que consiste no uso de medicação em até 72 horas após qualquer situação em que exista risco de contato com o HIV, tais como violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha) e acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).

O tratamento com a PEP utiliza medicamentos antirretrovirais que agem evitando a sobrevivência e a multiplicação do HIV no organismo. Por isso, deve ser iniciado o mais rápido possível, preferencialmente nas duas primeiras horas após a exposição ao vírus e, no máximo, em até 72 horas. A terapia dura 28 dias e a pessoa deve ser acompanhada pela equipe de saúde por 90 dias. É bom salientar que a PEP é uma medida preventiva de emergência e, por isso, não serve como substituta à camisinha.

Importante destacar que em 2014 o Ministério da Saúde tornou obrigatória a notificação de casos de HIV no país. Isso significa que todos os serviços de saúde devem informar todos os novos casos ao órgão federal e a notificação deve ser feita no momento do resultado do teste, em caso positivo. Antes, esse dado era feito a partir da amostragem em estudos isolados.

O que é o HIV? –  HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da Aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Assim pega – Sexo vaginal sem camisinha; sexo anal sem camisinha; sexo oral sem camisinha; uso de seringa por mais de uma pessoa; transfusão de sangue contaminado; da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação; instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

Assim não pega – Sexo desde que se use corretamente a camisinha; masturbação a dois; beijo no rosto ou na boca; suor e lágrima; picada de inseto; aperto de mão ou abraço; sabonete/toalha/lençóis; talheres/copos; assento de ônibus; piscina; banheiro; doação de sangue; pelo ar.

 

SERVIÇO

Hospital-Dia

Rua Expedicionários da Pátria, s/nº, São Cristóvão (atrás do Hospital Municipal São José Operário).

Atendimento de rotina: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Telefone: (22) 2645-3481.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.