Programação da Semana da Luta da Pessoa com Deficiência continua em Cabo Frio

Dentro da programação da Semana de Luta da Pessoa com Deficiência, a manhã desta terça-feira (18) foi marcada por reunião solene do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comud-PCD). O evento foi realizado na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) no Braga e reuniu integrantes de associações, autoridades e membros da sociedade civil.

A mesa de honra foi composta pela secretaria Municipal de Assistência Social, Marta Maria da Silva Bastos; o presidente do Comud-PCD, William Von-Held; a presidente da Apae, Kelly Soares; a presidente da Associação dos Deficientes de Cabo Frio, Idalina Abreu e o presidente da Associação de Surdos da Região dos Lagos, Hugo Vilela.

A secretária Marta Bastos deu iniciou a reunião e destacou a importância da participação da população. “É fundamental a necessidade de conscientização da população sobre a causa para que possamos estar inseridos em uma sociedade mais inclusiva e justa para todos em nossa querida Cabo Frio” – disse.

Já William Von-Held, destacou a importância de vivermos em igualdade. “A parceria do Conselho com o poder público está fortalecida. O Prefeito Dr. Adriano já confirmou que vai aprovar o Regimento Interno do Comud-PCD, o que vai colocar efetivamente o Conselho em funcionamento. A partir daí lutaremos por uma sociedade mais igualitária fortalecendo cada vez mais os direitos da pessoa com deficiência” – destacou o presidente.

A reunião contou ainda com apresentações de danças e música dos assistidos nas oficinas socio inclusivas da rede da Assistência Social, além de palestras sobre acessibilidade, inclusão social e acesso às políticas públicas.

Até sábado várias ações serão realizadas durante a Semana de Luta da Pessoa com Deficiência.

Programação

– 19 de setembro: 9h – Palestra do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) – Cabo Frio. Tema: acesso ao mercado de trabalho em igualdade de oportunidades e condições justas. Palestrante: Cirlene Zimmermann, procuradora do Ministério Público do Trabalho. Local: TRT Cabo Frio, na rua Poeta Vitorino Carriço, 331, Parque Burle

– 14h às 16h – Aulão de pintura em tecido para cuidadores e usuários do Centro Dia, com a facilitadora Marcilene Vilar. Local: Centro Dia na Av. Vitor Rocha, nº 100, Parque Burle.

– 20 de setembro: 15h – Mobilização das associações e apresentações de canto e dança dos assistidos do Centro Dia na Praça Porto Rocha, centro de Cabo Frio.

– 18h – Após a mobilização as associações seguirão para a Câmara Municipal de Cabo Frio, onde os presidentes das associações ocuparão a Tribuna Livre.

– 21 de setembro: 10h às 14h: Atividade externa do Centro Dia no Canto do Forte com o grupo SOMAR – banho de mar adaptado para pessoas com deficiência.

– 14h – Campanha de conscientização do uso de vagas especiais no Shopping Park Lagos.

-22 de setembro: 9h às 12h –  Manhã com o Grupo Alegria no Centro Dia com música ao vivo, dentista com aplicação de flúor, orientação de higiene bucal, distribuição de kits de higiene, pintura de rosto, danças, oficina de balão, malabarista e alunos de enfermagem.