Igualdade Racial de Cabo Frio finaliza Jornada de Trabalho Intersetorial debatendo ações contra intolerância religiosa

Encontro reuniu Comissão de Representação das Religiões Afro-brasileiras, na Casa do Bicentenário

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Coordenadoria Geral de Promoção da Igualdade Racial de Cabo Frio, finalizou, na última semana, a primeira edição da “Jornada de Trabalho: Política Intersetorial de Governo para Igualdade Racial”. Durante quatro dias, o encontro reuniu representantes das secretarias envolvidas e convidados, para reavaliação das ações já programadas, e das questões em fase de finalização, além da discussão de novas demandas. Por questões estruturais, o encontro sobre Turismo de Base Comunitária, marcado para o último sábado (2), no Quilombo de Maria Joaquina, foi transferido para novembro, inicialmente no dia 18, dentro das atividades que serão programadas para o mês da Consciência Negra.

Na atividade de encerramento, na última quinta (30), integrantes da Comissão de Representação das Religiões Afro-brasileiras, se reuniram na Casa do Bicentenário para discutir as proposições sobre a ampliação do tradicional evento “Presente às Águas”, realizado anualmente no dia 2 de fevereiro, juntamente com a realização da primeira edição do “Festival do Mar – Cultura e Culinária Afro-brasileira”. Também foi discutida a participação das representações religiosas locais na 16ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, no próximo dia 17 de setembro, na Praia de Copacabana.

Ao longo da Jornada, também foram debatidas questões sobre as tratativas para a implantação do Centro de Referência das Tradições da Herança Africana, Quilombola e Povos Tradicionais, no polo da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), na Fazenda Campos Novos; a nova composição do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial; as metas para a programação do mês da Consciência Negra; a realização da Semana Teixeira e Sousa 2024 em âmbito nacional; as ações de especificidades da Saúde da População Negra; e as medidas de políticas para Educação Antirracista.

Segundo o coordenador-geral de Promoção da Igualdade Racial, Manoel Justino, em breve será enviado um relatório com as proposições tiradas a partir das medidas a serem adotadas em cada uma das áreas de governo, com as questões abordadas nas reuniões ocorridas durante os trabalhos.

“Foi excelente a realização do encontro. Nosso objetivo foi fazer uma discussão no interior das questões, ou seja, foi mais um trabalho interno. O tempo todo tivemos discussões concretas, em termos do que a gente pretende trabalhar. E temos certeza que, com isso, estamos atendendo ao objetivo da prefeita Magdala Furtado, que é que todos os setores da Prefeitura façam suas avaliações para que a gente possa avançar em termos das políticas sociais”, afirmou Manoel Justino.

O momento, segundo o coordenador-geral, é promissor, pois o município cumpriu todas as exigências do Governo Federal no que diz respeito à possibilidade de parcerias e convênios, estando inscrito no Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Senapir). Sendo assim, já estão sendo levantadas possibilidades de projetos a serem apresentados ao Ministério da Igualdade Racial.