Mais de mil professores participaram do primeiro dia do evento, que continua nesta sexta-feira (2)
O Paradiso Corporate Hotel ficou pequeno no primeiro dia da Jornada Pedagógica 2024, na abertura do período letivo de Cabo Frio. Promovido pela Prefeitura através da Secretaria de Educação, o evento, cujo tema foi “(Re)significar: desafios para uma educação humanizadora”, teve início nesta quinta-feira (1º) e atraiu mais de mil participantes para o auditório do espaço. As atividades continuam nesta sexta-feira (2) e serão retomadas na próxima segunda-feira (5).
Na primeira palestra do dia, a professora Mônica Ramos apresentou a palestra “Planejamento e Avaliação no Contexto Escolar: dialogando sobre o que conhecemos, (re)significando as ações”. Na segunda apresentação da quinta-feira, o professor André Sant’Anna abordou o tema comunicação assertiva com a apresentação intitulada “Comunicação Assertiva no Ambiente Escolar: Desafios e Possibilidades”.
“Não canso de dizer que 2024 será o ano da Educação e hoje começamos com o pé direito. Este evento é uma forma de homenagear aqueles que um dia trouxeram um pouco de ensinamento para nós, professores, e que agora podem passar para os próximos. Queremos aqui ressignificar a esperança e agradecer a todos os professores que se dispuseram a estar aqui neste evento tão especial e marcante”, afirmou Rejane Jorge, secretária de Educação de Cabo Frio.
Mais de 2500 professores da Rede Municipal de Ensino de Cabo Frio se inscreveram para participar das atividades nos três dias. As palestras ocorrem tanto no período da manhã, das 8h às 12h, quanto na parte da tarde, das 13h às 17h. As mesmas palestras serão ministradas nos dois turnos, permitindo que todos os participantes possam usufruir do conteúdo apresentado.
Próximos dias
Nesta quinta-feira (2), a professora Lavini Castro abordará o tema educação antirracista com a palestra “Educadores Antirracistas somos nós! Pensar o Currículo e a questão étnico-racial na Educação Antirracista”. Em seguida, com o mesmo tema, a socióloga Ester Oliveira Bayerl fará a palestra intitulada “Diversidade & Inclusão na formação de professores e a construção de narrativas positivas em sala de aula”.
Outra palestra do dia ficará a cargo do professor César Nunes, que, no tema humanização da escola, apresenta a palestra “Educação, Humanização e Acolhimento: Educadores que esticam horizontes, professores(as) que fazem a diferença na Escola Humanizadora”.
No último dia do evento, na segunda-feira (5), com o tema educação inclusiva, a professora Ligiane Medeiros apresentará a palestra “A Educação Inclusiva hoje: contextos, possibilidades e limites”. E para finalizar, o professor Dyego Feitosa apresentará a palestra “(Des)aprender para ensinar. A construção do sentido do fazer docente”.