Livro apresenta o roteiro ambiental e patrimonial de Cabo Frio que pouca gente conhece

Lançamento será realizado nos dias 3 e 4 de setembro, no Charitas

Depois de seis anos de muita pesquisa e visitas, o gestor ambiental e historiador Acioli Júnior conseguiu fechar um roteiro de Cabo Frio que poucas pessoas conhecem. A publicação catalogou 20 praias, sendo seis delas consideradas “praias secretas”, além de 12 ilhas, três rios naturais e um artificial. Todos esses locais, entre outros, estão no livro “Roteiro Ambiental e Patrimonial de Cabo Frio”, escrito por ele e publicado pela Editora Vida Abundante.

O lançamento da publicação será na Casa de Cultura José de Dome, o Charitas, nesta sexta-feira (3), das 9h às 17h, com palestras às 10h e às 15h; e no sábado (4), das 17h às 21h, com palestra às 19h.

De acordo com Acioli, Cabo Frio possui três estações de trem, sendo que uma delas fica na Fazenda Campos Novos, construída em 1937.

“Cabo Frio possuía a estação de trem do Jacaré e uma na Boca do Mato. O que pouca gente sabe é da estação da Fazenda Campos Novos, que hoje está escondida no meio do mato. Ela ficava às margens da ferrovia que passava na ponte quebrada, sobre o Rio São João”, conta Acioli Júnior.

Ainda segundo ele, o trabalho para levantar cada um dos roteiros ambientais e patrimoniais de Cabo Frio começou há seis anos, durante o mestrado.

“Temos seis praias secretas. A Praia da Fenda, a Praia Fofa que fica na trilha da Caverna dos Escravos, no Peró; a Praia das Amendoeiras, que fica no limite entre Cabo Frio e Búzios, e que para chegar são 50 minutos de caminhada; a Praia Nordeste, que fica atrás das fábricas da Sal Cisne e Perynas. Além disso, nossa cidade tem duas ilhas na costa, a Ilha do Papagaio, onde está a Praia do Mimi, e a Ilha Comprida, que possui duas praias, uma de pedra e outra de areia, que some todos os dias quando a maré sobe”, explica o autor.

Acioli Júnior destaca que o objetivo do livro, que possui 512 páginas, com fotos coloridas de todos os locais, é fomentar o turismo na cidade.

“Nosso município conta a história do Brasil, por ser uma das cidades mais antigas do país. Meu trabalho visa mostrar para aos cabo-frienses e turistas que Cabo Frio tem um patrimônio natural e histórico valioso, que devemos conhecer e preservar”, finaliza Acioli Júnior.

O livro está à venda no Mercado Livre, na plataforma Amazon e nas redes sociais do autor: Facebook/AcioliJunior; Instagram @acioli_junior; Whatsapp (22) 992923818; Email aciolly_junior@hotmail.com.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.