Museu do Surf vira nova sede da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer

Prefeito anunciou em que breve vai estabelecer novas regras de visitação ao espaço

A partir dessa segunda-feira (25), a Secretaria Municipal de Turismo Esporte e Lazer está oficialmente instalada em nova sede. Após cerimônia de abertura realizada pela manhã sob comando do prefeito José Bonifácio, a pasta passou a ocupar as dependências do Museu do Surf, localizado na Praça da Cidadania, em frente à Praia do Forte. Ainda sem visitação aberta ao público devido às normas de combate e prevenção ao coronavírus, o museu cabo-friense abriga um dos maiores acervos da modalidade em toda América Latina.

Destacando o fortalecimento turístico e promovendo a integração da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer com o equipamento, o prefeito José Bonifácio ressaltou a importância do local para a cidade.

“Esse espaço do Museu do Surf é maravilhoso. Hoje estamos trazendo as instalações da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, e na próxima semana estaremos estabelecendo novas regras para que turistas e cabo-frienses possam voltar a frequentá-lo desfrutando desse acervo extraordinário que o Telmo Moraes nos deixou”, disse o prefeito.

Considerado o maior da América Latina e um dos maiores do mundo, o Museu do Surf de Cabo Frio abriga mais de 2500 peças entre itens decorativos, pranchas de surf, bodyboard, longboard, skate, pôsteres, quadros e outros itens históricos. Em condições normais de funcionamento o Museu do Surf registra anualmente a marca de 200 mil visitantes.

“O Museu do Surf de Cabo Frio é um organismo vivo que meu amigo Telmo Moraes idealizou como uma grande obra de arte. É uma felicidade trazer a sede da nossa Secretaria para o Museu, que é um modal de esporte e turismo. O Forte São Matheus é a parte mais importante do nosso acervo turístico, e o Museu do Surf é o local em espaço fechado mais visitado na cidade, então temos que enaltecê-lo”, disse o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Flávio Rosa.

Participaram da cerimônia os secretários de Governo, Aquiles Barreto; de Meio Ambiente e Saneamento, Juarez Lopes; os vereadores Davi Souza, Jean da Auto Escola, Alexandre da Colônia, Roberto Jesus, Thiago Vasconcellos, Josias da Swell, Douglas Felizardo, e o ex-prefeito Marquinho Mendes, entre outros.