Mutirão de iluminação pública contempla Segundo Distrito

Nesta sexta-feira (6) a Prefeitura realiza um mutirão de iluminação pública em Tamoios. As equipes vão realizar a troca de lâmpadas, reatores e relês dos superpostes de toda a extensão da Rodovia Amaral Peixoto.

A ação teve início na quarta (4) e terá continuidade na próxima semana com o auxílio da Enel, a empresa que atua na geração e distribuição de energia elétrica, para os pontos em que a intervenção da concessionária for necessária.

Até o momento, cerca de 150 pontos foram substituídos, mas a previsão é de que aproximadamente 300 sejam trocados.O local integra a RJ-106, em que manutenção e conservação é de competência do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), mas a Prefeitura decidiu intervir.

Alguns postes também apresentam estado precário de conservação. Como o contrato com a empresa responsável pela manutenção da iluminação pública no município não prevê a troca da estrutura, a Comsercaf solicitou a necessidade urgente de cuidados ao DER.

“Temos uma situação muito complicada no tocante à manutenção dos superpostes da Rodovia Amaral Peixoto. Fizemos um levantamento e constatamos que a estrutura de muitos está precária. Onde é possível intervir, a empresa contratada para a manutenção da iluminação pública municipal está atuando. Onde não é possível, a empresa avalia cada caso específico e toma as providências necessárias, podendo ser até mesmo a remoção das luminárias, quando não há mais possibilidade de sustentação pela estrutura do superposte. Por outro lado, ciente da necessidade dos munícipes e usuários da rodovia, a Autarquia já iniciou novo processo licitatório visando não somente a contratação de empresa que forneça a manutenção da iluminação pública municipal, mas também, que implemente novas instalações e que faça a modernização de todo o parque luminotécnico. – explica Dario Guagliardi, presidente da Comsercaf.

Texto: Janaína Garcia