Descontos nos acordos negociados entre clientes e instituições financeiras chegaram a 70% do débito original
A primeira edição do Mutirão de Renegociação “Limpa Nome”, promovido pelo Procon de Cabo Frio, vai ajudar a devolver o crédito para muitos consumidores do município. Encerrado na última sexta (26), o evento registrou 270 atendimentos, dos quais um terço resultou em acordos firmados entre consumidores e instituições financeiras, em condições especiais de pagamento, com descontos que ultrapassam 70% do valor original do débito. Ao fim da campanha, a redução foi de R$400 mil na dívida total dos clientes.
Ao longo dos três dias de mutirão, entre 24 e 26 de agosto, foi montada uma grande estrutura na sede do Procon, no bairro Braga, para que os consumidores pudessem ser atendidos pelos bancos de forma individualizada, com privacidade e conforto. Participaram desta primeira edição do mutirão os bancos Itaú, Santander, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
A secretária adjunta de Defesa do Consumidor, Cláudia Tavares, destacou a parceria e o diálogo entre o Procon e os bancos, para buscar o melhor atendimento para os clientes e as condições mais favoráveis de pagamento. Ela salienta que o trabalho de orientação e auxílio àqueles que procuram o órgão é permanente.
“Uma grande força-tarefa foi montada e acreditamos que o objetivo inicial foi atingido, contudo, é importante destacar que o Procon é um órgão que também atua no dia a dia, auxiliando os consumidores que estão endividados, e buscam a melhor forma de realizar negociação com as empresas, e estamos sempre à disposição destes consumidores, atuando de forma individualizada”, ressalta.
O Mutirão de Renegociação “Limpa Nome” atendeu aos consumidores que realizaram o pré-cadastro com antecedência na sede do Procon ou por e-mail, entretanto, o interesse e a procura do público superaram as expectativas. Com isso, uma segunda edição do evento já está em discussão para ser realizada em breve.