No dia do dentista, CEO de Cabo Frio comemora mais de nove mil atendimentos em 2019

Nicia Carvalho

No Dia Nacional da Saúde Bucal e do Dentista, celebrado nesta sexta-feira (25), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Cabo Frio comemora 5.693 procedimentos e 3.426 pacientes de janeiro a setembro deste ano. Habilitado em dezembro do ano passado, a unidade integra as ações do programa federal Brasil Sorridente, que tem por objetivo ampliar o atendimento e melhorar as condições de saúde bucal da população brasileira, conforme diretriz do Ministério da Saúde.

O CEO de atende às especialidades de diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia; atendimento a portadores de necessidades especiais. A unidade oferece ainda diagnóstico de câncer de boca em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF).

“Quando assumimos a Prefeitura, uma das metas era ampliar o atendimento especializado de saúde bucal. Por isso, é uma satisfação enorme ver que o CEO, prestes a completar um ano, vem desempenhando um papel tão importante para a nossa população. Esperamos, ainda este ano, dar início a construção do prédio próprio do Centro”, comemorou o prefeito Dr. Adriano.

Todos os serviços são realizados pelo SUS e a direção do Centro orienta que qualquer pessoa com desconfiança de que esteja com a doença deve procurar a unidade de saúde mais próxima e fazer consulta com o dentista. Caso o profissional note alguma alteração, o paciente será encaminhado ao CEO.

“A odontologia do município trabalha, cada vez mais, para melhorar o atendimento ao público e os serviços do CEO são uma grande conquista. Os esforços estão sendo direcionados para a construção do prédio do CEO e também para a busca de novos projetos do governo federal”, celebrou o cirurgião-dentista Cleonício Cordeiro, coordenador-geral da Saúde Bucal de Cabo Frio.

De acordo com a direção da unidade, o tratamento oferecido nos CEO’s é uma continuidade do serviço realizado pela rede de Atenção Básica, responsável pelo primeiro atendimento, e pelas equipes de saúde bucal, no caso dos municípios que possuem o programa Estratégia Saúde da Família. Casos mais complexos são encaminhados aos centros especializados.

Além do serviço especializado do CEO, Cabo Frio conta com 21 Esf’s que oferecem atendimento odontológico para pacientes residentes no município e cadastrados no programa. Para ter acesso, é necessário apresentar identidade, CPF, cartão nacional do SUS e comprovante de residência. O atendimento no CEO é feito mediante encaminhamentos pelos Esfs e pelas unidades de saúde. Nos bairros o atendimento é feito através de agendamento no próprio posto de saúde.

“Estamos muitos felizes porque em menos de um ano de funcionamento, o CEO realizou um número expressivo de procedimentos e o mais significativo é podermos ofertar para a população serviços mais específicos de odontologia. É uma conquista muito importante e toda equipe está muito satisfeita pelo trabalho desenvolvido nesse período”, afirmou Wanda Cordeiro Pereira Porto, subcoordenadora de saúde bucal.

Prédio próprio pode sair até dezembro

A expectativa da Coordenação de Saúde Bucal de Cabo Frio é de que a construção do prédio do CEO seja iniciada até dezembro deste ano. Caso se confirme, a previsão de entrega da unidade é de seis meses a partir do início da obra. Segundo a equipe, o projeto está pronto e está em fase de aprovação pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), que em seguida, passa para a fase de licença para construção, que engloba as liberações ambientais e de saneamento, e de licitações.

O projeto do novo CEO prevê cinco consultórios dentários, uma sala de cirurgia, um laboratório de Raio-X, um laboratório de prótese, além de ser desenvolvido com vistas à acessibilidade para pacientes com necessidades especiais. A unidade será construída no bairro Novo Portinho, ao lado do Centro Municipal de Reabilitação.

Saúde bucal nas escolas

Além do CEO, a Coordenação de Saúde Bucal de Cabo Frio atua também com o Programa de Saúde Escolar (PSE) de Cabo Frio, que é um projeto da Prefeitura. A proposta envolve equipe multidisciplinar de dentistas, enfermeiros e nutricionistas por meio de parceria entre a Secretaria de Saúde e de Educação. De acordo com a coordenação, as visitas nas escolas acontecem as terças e quartas-feiras e a função do programa é motivar as crianças a cuidarem da saúde bucal.

“Priorizamos a prevenção no programa, desde técnicas de escovação até aplicação de flúor, para que no futuro tenhamos adultos com boa saúde bucal. Usamos várias estratégias como brincadeiras, criações de histórias, teatros de fantoches e fantasias elaboradas pelos próprios profissionais para cultivar nos pequenos a importância de cuidar da saúde da boca a fim de evitar diversas doenças”, concluiu Wanda.

Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)

Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h.

Endereço: Avenida Teixeira e Souza, 632 – Vila Nova