Entrega das chaves do “Minha Casa, Minha Vida” será nesta sexta

Os sorteados no Programa Minha Casa Minha Vida, unidade Monte Carlo, no Jardim Esperança, em Cabo Frio, estão nas nuvens com a chegada do dia da entrega das chaves. Os contratos com a Caixa Econômica Federal foram assinados na última semana e os 1.800 apartamentos receberão os novos moradores nesta sexta-feira (16), a partir das 9h.

SAIBA MAIS:

O Minha Casa Minha Vida é a realização de um sonho para várias famílias que sempre lutaram pela casa própria, mas que só conseguiram agora graças aos esforços do atual governo municipal, da Caixa Econômica e do Governo Federal. A coordenadora Geral de Convênios Públicos e Privados da Prefeitura, Cláudia Magalhães, disse que está muito satisfeita com o resultado desse trabalho.

“É uma grande satisfação poder fazer parte desse processo que vai beneficiar 1.800 famílias. Foram meses de muito trabalho, muitas pessoas envolvidas para chegar a esse resultado, mas graças a Deus a gente conseguiu finalizar com êxito. O empreendimento está muito legal, com acabamento excelente. Agora é só alegria. Que Deus abençoe essas famílias que vão mudar”, contou ela.

Uma das contempladas é Camila da Costa Dias, 28 anos, casada, mãe de três filhos, agora proprietária de um apartamento do bloco 39. Atualmente ela mora no bairro Jacaré e diz que não vê a hora de se mudar para o empreendimento Monte Carlo. Camila conta que mora no quintal da sogra há 13 anos, mas que já pagou muito aluguel. Para ela, conquistar a casa própria é a realização de um sonho: “Estou morrendo de ansiedade, mal consigo dormir. Não vejo a hora de entrar na minha casa, que eu posso dizer que é minha. Já são mais de 10 anos no processo. É um sonho que se realiza”, conta ela.

Outra contemplada é Edenilze da Silva Duarte, 34 anos, moradora do Jardim Caiçara. Ela é casada, tem uma filha, e atualmente mora na casa da mãe devido ao desemprego. Por isso a ansiedade pela casa própria faz parte do dia a dia dela: “A casa própria era um sonho que estava quase impossível pra mim. Agora esta oportunidade está trazendo felicidade para toda a minha família. Um desejo meu e do meu esposo é aumentar a família, mas na nossa atual condição é complicado. Agora teremos condições de realizar esses e outros projetos. Não vejo a hora de entrar na minha casa”, conta ela.

E Edenilze é um exemplo de persistência. Ela não ficou entre os primeiros 1.800 sorteados: entrou na fila de espera ocupando a posição número 120. Mas conta que sempre manteve a esperança: “Tinham 119 pessoas na minha frente na fila de espera, mas eu não desisti. Sempre tive a esperança de conquistar a minha casa própria”. Edenilze e a família vão morar em um apartamento do bloco 18.

O coordenador de Habitação, Eduardo Leal, comemorou o início de mais essa etapa para realização do sonho da casa própria. “Estou muito feliz. Foi um trabalho muito árduo, muito difícil, mas nós conseguimos. É como se fosse um filho nascendo. Com esse empreendimento a gente evita invasões e dá dignidade para as famílias. Temos projetos de outros empreendimentos, um com 1.000 casas em Tamoios, e outro com 520 para funcionários públicos da Prefeitura”, explicou ele.

O Empreendimento Residencial Monte Carlo tem 1.800 apartamentos de 45m² com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Os sete condomínios do local possuem horta comunitária, playground, sala multiuso, guarita, área para armazenamento de lixo e uma área de lazer com churrasqueira. Também possuem quadras de futsal, tênis, peteca, banheiros masculinos e femininos com vestiários, uma academia ao ar livre, parque com brinquedos e duas salas multiuso.

Pelo menos 58 apartamentos foram adaptados para deficientes físicos: possuem rampas, banheiros adaptados e sinalização de vagas de estacionamento para deficientes. O empreendimento também construiu duas unidades de escolas municipais: uma pré-escola e uma escola de ensino fundamental.

O Minha Casa Minha Vida não é assunto novo em Cabo Frio. Já são mais de 10 anos de trabalho. As articulações para implantação do programa começaram em 2009, no mandato anterior do prefeito Marquinho Mendes. Em 2012 foi deixada a parte administrativa totalmente organizada para a contratação da empresa, mas em janeiro de 2017, quando a atual gestão assumiu a Prefeitura, as Unidades Habitacionais estavam com apenas 24,20% de obra executada; a pré-escola com 10,17% da obra concluída, e a Escola de Ensino Fundamental com 28,10%, segundo levantamento divulgado pela Caixa Econômica Federal.

Todas as ações referentes ao Minha Casa Minha Vida estão sendo organizadas pela Secretaria de Assistência Social, pela Coordenadoria-Geral de Habitação e pela Coordenadoria-Geral de Convênios Públicos e Privados de Cabo Frio.