O projeto de recolhimento de óleo de cozinha usado é uma realidade em Cabo Frio. O Horto Municipal é um dos cinco ecopontos que recebem o material. Somente nesta terça-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, 10 litros de óleo foram entregues no espaço. Uma atitude de conscientização da população que deseja preservar o meio ambiente.
SAIBA MAIS
Cabo Frio celebra a Semana do Meio Ambiente de 6 a 10 de junho
Projetos e parcerias para preservar o Meio Ambiente em Cabo Frio
ENTREVISTA | Eduardo Pimenta – Coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura de Cabo Frio
Segundo o coordenador de Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, mensalmente os ecopontos recebem uma média de 200 litros de óleo vegetal. “O recolhimento é revertido em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS Verde, para o município, o que aumenta as receitas e consequentemente os investimentos no setor do meio ambiente”, explicou.
O ICMS Verde é uma verba estadual, que é oferecida para os municípios que desenvolvem ações socioambientais voltadas para a preservação do meio ambiente. Esse recurso é enviado diretamente para o Fundo do Conselho Municipal do Meio Ambiente, o que garante um reforço nos investimentos no setor.
Além do ecoponto no Horto Municipal, existe um na Associação de Moradores da Vila do Sol; outro na Escola Municipal Evaldo Salles, no Peró; no Condomínio Araci dos Santos, no Braga; na Universidade Veiga de Almeida (UVA); e no Condomínio Orla 500 e Verão Vermelho, no segundo Distrito. Cada unidade de ecoponto é composta por um latão, com capacidade para receber até 100 litros de óleo, que deve ser depositado em garrafas pet.