O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) e a Rede Rio Astronomia realizam na próxima sexta-feira (15), às 18h, mais uma edição do projeto “Astronomia no Museu”. A programação inclui palestras e observação de astros. O evento faz parte das comemorações do Asteroid Day Brasil 2018. A entrada é gratuita.
SAIBA MAIS:
Fonte do Itajuru é reinaugurada com 10ª edição da feira “Aldeia Criativa”
Busão da Cultura estaciona no empreendimento Monte Carlo
Secretaria de Cultura divulga agenda do mês de junho
A palestra tem como tema ‘O que os asteroides têm?’ e será ministrada pela astrônoma da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e curadora da coleção de meteoritos do Museu Nacional, Maria Elizabeth Zucolotto. “O evento é uma oportunidade única para os amantes da Astronomia e da temática do estudo dos meteoritos”, destacou Marcelo Fernandes, coordenador do projeto “Astronomia no Museu”, que acontece bimensalmente, há dois anos, no Mart, e também coordenador “Asteroid Day Brasil 2018” para todo o estado do Rio de Janeiro.
Após a palestra, por volta das 19h30, os participantes vão poder realizar a observação astronômica direto do jardim do museu. Todas as observações com telescópios dependem das condições de visibilidade e meteorológicas, por isso, é preciso ficar atento a programação no Facebook do Mart para qualquer eventual cancelamento.
A programação do “Asteroid Day Brasil 2018” celebra o Dia do Asteroide, comemorado em 30 de junho porque nessa data, em 1908, na Sibéria, aconteceu a mais brutal e impactante queda de asteroide que se tem conhecimento. Em Cabo Frio as comemorações começaram em abril com a palestra “Asteroides: viajantes cósmicos”, ministrada pelo astrônomo do Planetário da Gávea, Naelton Araujo.
O evento, que é anual e acontece em várias partes do mundo em dias diferentes, traz discussões sobre a temática dos asteroides, suas origens, tipos, categoria, história, pesquisa, nomenclatura e tudo sobre as pesquisas desses corpos celestes, como sua importância e influência no sistema solar e da vida aqui na Terra.